11/03/2019 10h23 - Atualizado em 10/06/2021 12h54

Semana da Mulher: Duas mulheres no comando da Secti

Foto: Edson Reis/Ascom Secti

O conhecimento é a maneira mais eficaz para incentivar mulheres para a vida pública.

Atualmente, cerca de 73% do quadro de funcionários da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) são mulheres. Nesse total também estão as duas mulheres que comandam a gestão da Secretaria: Cristina Engel de Alvarez, que é a atual secretária e Solange Maria Batista de Souza, que ocupa o cargo de subsecretária.

Para ambas, esta é a primeira vez que atuam como gestoras de uma secretaria do Estado. Cristina Engel, que é Arquiteta, Mestre e Doutora na área de Tecnologia, Arquitetura e Urbanismo, foi empossada como secretária no dia 14 de fevereiro, atendendo ao convite do governador do Estado, Renato Casagrande.

“O governador me deu o desafio de comandar a gestão da Secti e fomentar a inovação capixaba. Para isso, encerrei minha participação no Programa Antártico Brasileiro, em que atuei desde 1987 e também me desliguei da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em que fui professora e coordenadora de grupos de pesquisa. Nós vamos trabalhar com a ciência, com a tecnologia, com a inovação e com a educação profissional em prol de um novo modelo econômico para o Estado. Só tenho a agradecer a confiança do governador”, disse a secretária.

Mas para chegar ao posto de secretária, a pesquisadora Cristina Engel também passou por desafios na profissão por ser mulher: “Um episódio difícil de esquecer foi quando um homem, levemente alterado, se sentou ao meu lado em um auditório e fez comentários ofensivos a mulher que iria palestrar. Comentários do tipo: “essa mulherzinha” e “o que ela acha que pode nos ensinar?”

"O episódio terminou com o homem constrangido ao perceber que a tal palestrante era eu e que meu currículo possui títulos, publicações, prêmios e homenagens que já recebi em minha carreira demonstrando que, talvez, tivesse algo a ensinar.”

Cristina Engel também lembrou da forma como já foi tratada em canteiros de obras: “Se eu estiver acompanhada de um homem, pode ter certeza que os operários se dirigirão a ele para dirimir qualquer dúvida ou mesmo responder a uma pergunta, mesmo tendo sido feita por mim!”

A secretária acredita que o conhecimento é a maneira mais eficaz para incentivar mulheres para a vida pública. “Não se ambiciona aquilo que não se conhece. Por isso, acredito que o primeiro passo é levar conhecimento às mulheres. Conhecimento cria expectativas, incentiva sonhos e provoca mudanças! Nisso, eu acredito firmemente”, explicou Cristina Engel.

Já a subsecretária Solange Maria Batista de Souza é graduada em Geografia com Mestrado em Gestão e Avaliação de Educação Pública. Atua no Governo do Estado há 30 anos e de 2010 a 2018 foi diretora do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, escola que conquistou credibilidade nacional no ensino técnico.

“Escolhi essa área profissional porque gosto de contribuir com a formação profissional das pessoas. Já trabalhei como professora no Governo do Estado, mas me encontrei na profissão quando passei a atuar na área de gestão. Foi quando decidi participar do processo seletivo para diretoria do CEET”, comentou a subsecretária.

Solange de Souza destaca como sua maior realização profissional o desenvolvimento que a escola técnica obteve em sua gestão: “Quando assumi a diretoria a escola tinha somente 300 alunos e três opções de cursos. Hoje, são quase 1.500 alunos divididos em 11 cursos”, comemorou.

“Assumir o cargo de subsecretária da Secti é um novo desafio. Quero desenvolver o meu trabalho no mesmo nível que realizei no CEET. Vou trabalhar para ampliar o alcance dos CEETs e capacitar ainda mais a população capixaba, visando sempre a contribuir para o desenvolvimento econômico do nosso Estado”, destacou a subsecretária Solange.

Texto: Samantha Nepomuceno

Assessoria de Comunicação da Secti