15/07/2019 18h43 - Atualizado em 10/06/2021 13h00

Segundo Seminário de Educação Profissional debate metodologias inovadoras

O evento aconteceu no dia 10 de julho no CEET Vasco Coutinho, em Vila Velha.

Mais de 200 profissionais da educação capixaba se inscreveram para participar do Segundo Seminário de Educação Profissional promovido pelo Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, em Vila Velha. O evento aconteceu na última quinta-feira (11) na própria escola com o objetivo de garantir a formação continuada dos profissionais interessados em temas voltados para educação profissional.

A unidade ofereceu 230 vagas gratuitas do evento. A programação contou com palestras, talk shows, práticas pedagógicas e apresentação cultural. A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel, destacou a importância da iniciativa para que os professores fiquem atualizados no que há de mais novo sendo falado no termo de técnica.

“É exatamente isso que a gente espera para os nossos professores, e principalmente, para todos os professores da Rede Estadual. Para que possamos oferecer um ensino que seja de melhor qualidade e mais atraente possível, afinal a aquisição de conhecimento não tem que ser algo desagradável. Nós queremos que os nossos estudantes vão para a aula com alegria e que essa produção de conhecimento seja feita com gosto e as novas técnicas permitem que isso aconteça. Dessa forma o seminário permite que nossos professores sejam mais valorizados e capacitados para alcançar esses objetivos”, destacou a secretária.

Metodologias Inovadoras na Educação Profissional; Cultura Digital na Educação Profissional; Futuro do Trabalho; Educação Não Formal; e Mundo do Trabalho, Economia Criativa e Sustentabilidade na Educação Profissional foram alguns dos temas abordados no seminário.

Tiara Ceruti é servidora pública e atua como coordenadora de Educação Profissional nas penitenciárias capixabas. A servidora foi uma das participantes do seminário e aprovou a iniciativa. “Esse é o momento de nós colocarmos esse assunto em jogo para sociedade. Mostrar para sociedade como a Educação Profissional acontece. Colocar em prática a área e trocar experiências com outros profissionais. O evento foi isso. E também foi uma oportunidade de divulgar o nosso próprio trabalho. Foi muito válido! Com certeza vai agregar muito no dia a dia do meu trabalho”, comentou a servidora.

O Seminário de Educação Profissional

Um dos objetivos do seminário é promover conhecimento, debates e reflexões no âmbito da educação profissional no Espírito Santo, fazendo a conexão das práticas pedagógicas docentes ao mundo do trabalho. O evento é voltado para a formação dos professores interessados em temas atuais da Educação Profissional.

Nesta edição o CEET Vasco Coutinho inovou com a proposta de oferecer aos participantes, além de palestras e práticas pedagógicas, um talk show que abordou diversos temas da Educação Profissional.

Assessoria de Comunicação da Secti

samantha.goncalves@secti.es.gov.br