02/05/2019 13h29 - Atualizado em 10/06/2021 12h38

Sedes visita Federação da Agricultura e apresenta Plano de Desenvolvimento do ES

O secretário de Desenvolvimento, Heber Resende, visitou, na manhã desta quinta-feira (02), o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), Júlio da Silva Rocha Júnior. Na pauta, parcerias e ações conjuntas em prol do desenvolvimento do Espírito Santo.

Para Resende, essa visita integra uma série de esforços da Sedes para identificar pontos de melhoria e atuar em conjunto com parceiros estratégicos para melhorar o cenário produtivo capixaba. “Estamos visitando todos os segmentos econômicos a fim de mostrar nossa pauta e encontrar pontos em comum para agirmos juntos e alavancar o desenvolvimento do Estado”, disse.

Júlio Rocha agradeceu a visita e ressaltou a importância para o negócio que ele identifica como uma “indústria a céu aberto”, que depende das condições climáticas. “Embora a situação no Espírito Santo seja positiva, pois somos um segmento superavitário, nos preocupa o fato de cerca de 10% dos produtores gerarem 84% das riquezas, o que demonstra a concentração produtiva do setor, que reúne 5,1 milhões de agricultores no Brasil e 136 mil no Espírito Santo. O nosso propósito é mudar essa realidade, qualificando e colaborando para que os outros 90% dos produtores evoluam em seus negócios”, afirmou.

O subsecretário de Desenvolvimento, Paulo Menegueli, coordenador executivo do Plano de Desenvolvimento Regional do Espírito Santo, apresentou o programa para o presidente da federação. O membro da Sedes ressaltou a importância da participação do segmento em Conselhos de Desenvolvimento Regionais, que serão criados em cada uma das microrregiões capixabas e serão responsáveis por identificar pontos de melhoria e elaborar propostas para as regiões.

“O Plano de Desenvolvimento Regional tem a condução da Sedes, a quem cabe a função da Secretaria Executiva, com o apoio do Instituto Jones dos Santos Neves e da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), que desempenham a função de Secretaria Técnica, dentro dos programas liderados pela Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), e visa equilibrar e nortear as ações dos eixos estratégicos do Espírito Santo, pactuando ações e projetos para a prosperidade das microrregiões, respeitando suas vocações e potencialidades”, explicou Menegueli.

Participaram da reunião ainda a superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Letícia Simões, o subsecretário de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais da Sedes, Christiano Furtado, e o gerente de Arranjos Produtivos da Secretaria, Leandro Tononi.

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem