08/04/2020 14h38 - Atualizado em 10/06/2021 12h40

Sedes reúne secretários municipais para apresentação de medidas de incentivo à economia

Uma videoconferência realizada pela Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), nessa segunda-feira (06), teve por objetivo buscar o alinhamento e divulgação junto às secretarias municipais de desenvolvimento acerca das medidas econômicas adotadas pelo Governo do Estado quanto ao enfrentamento do novo Coronavírus (Covid-19).

Ao todo, secretários de 31 municípios participaram da reunião, que também envolveu representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

Durante o encontro, o secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, destacou a importância da proximidade entre a Sedes e os municípios. “Estamos enfrentando um momento muito complicado e queremos ajudar os municípios a enfrentarem essa situação. Precisamos acompanhar a situação dos micro e pequenos empreendedores, que estão entre os que mais necessitam de ajuda. Observamos que alguns municípios já estão adotando boas práticas nesse sentido, e as medidas anunciadas pelo Governo do Estado vão reforçar essas ações”, afirmou Marcos Kneip.

Linhas de financiamento

Para as pequenas e médias empresas, o Estado disponibilizará linha emergencial para ajudá-las a pagar os salários dos seus funcionários. A Linha do Emprego receberá R$ 70 milhões em aportes do Governo do Estado, e poderá ser requisitada por empresas com faturamento de até R$ 360 mil.

O benefício poderá ser pleiteado por até três meses, e para recebê-lo o empregador se comprometerá em não demitir seus funcionários. Cerca de 300 mil microempresas poderão ser beneficiadas com a medida. O Fundo Emprego terá carência de seis meses e prazo de 48 meses para pagamentos. A gestão do crédito será coordenada pelo Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) e pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

Além disso, uma linha de financiamento, sem juros, no valor de até R$ 5 mil, será criada para beneficiar artesãos, representantes da Economia Solidária, micro e pequenos empreendedores (MEI) e trabalhadores autônomos. A expectativa é de que 220 mil profissionais sejam beneficiados. A nova linha de crédito terá seis meses de carência, com prazo de 24 meses para pagamentos, e será operada pelo Banestes.

Assessoria de Comunicação da Sedes/Ipem

Andreia Foeger / Roberto Riccio