19/02/2019 10h40 - Atualizado em 10/06/2021 12h37

Sedes recebe Banco do Nordeste com pauta de desenvolvimento

O subsecretário de Logística, Transporte e Comércio Exterior, Adson Thiago, recebeu, nesta terça-feira (19), representantes do Banco do Nordeste para discutir a pauta de desenvolvimento para a região de atuação da instituição financeira. Estiveram presentes no encontro o superintendente do Banco, João Nilton Castro Martins, o superintendente para Minas Gerais e Espírito Santo, Marcus Louriçal Neves, e o gerente da agência Linhares, Heberth Roney de Sousa.

O superintendente do Banco do Nordeste explicou que a instituição tem programado para o ano de 2019 o montante de R$ 800 milhões para investimento na área contemplada no Estado. “Isso é o piso, o investimento mínimo a ser feito. Havendo mais projetos, podemos ampliar esse valor”, afirmou João Nilton Castro Martins.

Castro disse ainda, que a aproximação com a Sedes é motivada pelo fato da Secretaria reunir todos os investimentos previstos para o Espírito Santo. “Pela Sedes passa a pauta do desenvolvimento capixaba, por isso, é relevante estarmos próximos para poder contribuir”, relatou.

Adson Thiago reforçou a importância da proximidade entre as entidades. “É relevante a presença do Banco do Nordeste no Estado, pois a instituição se dedica a apoiar iniciativas de investimentos, algo que almejamos também. Vale ressaltar, no entanto, que estamos atentos a todas as microrregiões capixabas, para combater desigualdades regionais”, alertou.

SOBRE O BANCO DO NORDESTE

• É o maior banco de desenvolvimento regional da América Latina e tem como missão promover o bem-estar das famílias e a competitividade das empresas da região.
• Sua atuação no Espírito Santo é motivada pelo fato de o Estado estar parcialmente inserido na área de abrangência da Sudene, a Superintendência para Desenvolvimento do Nordeste, autarquia autônoma criada em 2007 e vinculada ao Ministério da Integração Regional (hoje Ministério do Desenvolvimento Regional).
• Estão contemplados na Sudene os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe. O Espírito Santo é atendido parcialmente pela Superintendência, assim como Minas Gerais.
• Ao todo, 28 municípios do norte do Estado estão na área de abrangência da Sudene, que prevê incentivos fiscais federais para a implantação de novos investimentos. Essa área que conta também com a forte atuação do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que oferece diversas linhas de financiamento.
• O Banco do Nordeste tem cinco agências no Espírito Santo: em Colatina, Linhares, Pinheiros, Nova Venécia e São Mateus.

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem