11/12/2020 14h30 - Atualizado em 10/06/2021 12h41

Sedes participa de duas Maratonas de Projetos Públicos promovidas pelo Sebrae

A Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) sempre acompanha iniciativas inovadoras, que envolvam tanto o setor público quanto a iniciativa privada, relacionadas ao tema desenvolvimento. Dessa forma, teve um representante convidado em duas Maratonas de Projetos Públicos, realizadas virtualmente pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no início deste mês de dezembro, com foco em projetos, novas ideias e propostas para as cidades.

A finalidade da maratona é selecionar e aprimorar projetos inovadores de servidores públicos municipais, designados como Agentes de Desenvolvimento, conforme previsto na Lei complementar 123/2006, e de secretários municipais inseridos na Rede.

Representando a Sedes, a subsecretária de Estado de Gestão de Projetos, Fabrine Schwanz, participou das duas Maratonas de Projetos Públicos do Sebrae, sendo uma de Alagoas e outra da Bahia, por meio da Rede de Atores de Desenvolvimento do Programa Cidade Empreendedora, em parceria com as unidades regionais.

Fabrine Schwanz foi mentora desses projetos de políticas públicas propostos com foco no fomento dos pequenos negócios e promoção do desenvolvimento econômico dos municípios destes estados. O papel do mentor era ser um “padrinho” do projeto do início ao fim, dando orientações básicas e direcionando para as consultorias, além de verificar o progresso do trabalho tornando-o apto a participar do pitch final. “O objetivo da maratona era promover a aceleração e o desenvolvimento desses projetos para apoiar as prefeituras na implantação de políticas inovadoras para os pequenos negócios. É relevante conhecer boas práticas de outras cidades para que possam servir de inspiração para nossa busca contínua de inovação para o Estado”, acrescentou Fabrine Schwanz.

Os participantes foram convidados a apresentar ações e estratégias, com o objetivo de construir uma cidade que desejam viver daqui há 20 anos, dando preferência para aquelas que fossem realizáveis e exequíveis e podendo estar direcionadas a diferentes áreas da administração como: habitação, desenvolvimento econômico, educação, cultura e turismo, dentre outros.

A subsecretária Fabrine Schwanz informou ainda que, além de contribuir com a evolução dos projetos apresentados, sua participação nas Maratonas possibilitou conhecer as potencialidades do Programa Cidade Empreendedora, que será lançado pelo Sebrae ES e conta com uma série de intersecções com as ações da Secretaria de Desenvolvimento. “Uma das parcerias que estamos firmando com o Sebrae é para a viabilização do projeto ES 100% Empreendedor, que visa a implantar Salas do Empreendedor nos 78 municípios do Espírito Santo.

Assessoria de Comunicação da Sedes/Ipem
Andreia Foeger / Gabriela Galvão