04/02/2021 13h57 - Atualizado em 10/06/2021 12h41

Sedes mantém diálogo com indústria de bebidas no norte do Estado

O Grupo de Trabalho coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) – que envolve a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e a Prefeitura de Linhares –, se reuniu, nessa quarta-feira (03), por meio de videoconferência, com a Leão Alimentos e Bebidas, localizada em Linhares, norte do Espírito Santo. A empresa anunciou, em novembro de 2020, que irá encerrar as atividades da fábrica de sucos e da Trop Frutas do Brasil, produtora de polpa de frutas, no Estado.

O secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, explica que o encontro teve por objetivos acompanhar o processo de conclusão das operações da empresa no Espírito Santo, conhecer o processo fabril do empreendimento, bem como buscar soluções para a possível transição de atividades para outro grupo econômico.

“Todo este processo está sendo acompanhado pelo Governo do Estado, a fim de garantir a manutenção de empregos na região e mitigar os efeitos da decisão tomada pela empresa. Quero agradecer à Leão Alimentos por nos apresentar suas operações e o próximo passo é seguir o encaminhamento junto com o setor produtivo e a Prefeitura de Linhares, para buscar soluções viáveis em conjunto. Existem empresas interessadas nos ativos e a Sedes está à disposição para esclarecer sobre os incentivos fiscais e facilitar a instalação de um novo grupo no Estado”, afirmou Kneip.

Na ocasião, o representante da Leão Alimentos e Bebidas, Denis Bianchini, apresentou para as autoridades a infraestrutura e operações das fábricas, que envolvem três empresas: a fábrica, a Trop processadora de frutas, e o Centro de Distribuição, em Linhares. Bianchini destacou que a fábrica tem capacidade para produzir 425.859 litros por ano. Em seguida, apresentou as tecnologias da empresa. “Temos uma fábrica completa com todas as certificações necessárias para o funcionamento”, disse Denis Bianchini.

Já Mauricio Ferraz, da Trop Frutas do Brasil, apresentou os dados da processadora de frutas e as etapas do processo produtivo. “A unidade, que pertence à Leão Alimentos desde 2012, respeita rígidos padrões de sustentabilidade, segurança e qualidade, tendo capacidade para produzir 36 toneladas de frutas por ano. Atualmente, processamos as seguintes frutas: abacaxi, goiaba, manga, maracujá e mamão. Destaco que os investimentos feitos no passado foram possíveis para o sucesso da marca e o atendimento excepcional ao cliente”, destacou Ferraz.

Na agenda virtual, além do secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, também participaram o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto; o subsecretário de Estado de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais da Sedes, Gabriel Feitosa; a presidente da Findes, Cris Samorini; o prefeito de Linhares, Guerino Zanon; e os colaboradores da empresa Denis Bianchini, Fabiano Rangel, Maurício Ferraz e Bruno Sekeff.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes/Ipem