Sedes discute Plano de Ação das Rotas Estratégicas em videoconferência
A Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) participou, nesta terça-feira (18), de uma videoconferência com representantes de outras áreas do Governo do Estado e da indústria capixaba para definir o Plano de Ação das Rotas Estratégicas. A reunião virtual contou com a participação da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies).
O estudo, chamado "Rotas Estratégicas para o Futuro", identifica setores portadores de futuro e propõe ações para acelerar seu desenvolvimento no Estado aos empreendedores, à academia e ao Governo do Estado. As Rotas Estratégicas fazem parte do Indústria 2035, programa de desenvolvimento para a indústria capixaba, baseado em estudos econômicos.
De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, a reunião foi propícia para dialogar com as entidades estratégicas da indústria capixaba e com representantes do Governo do Estado. “Essa aproximação é importante para o desenvolvimento do Estado, à medida que beneficiará a população com as ações conjuntas dos órgãos. É importante destacar que as definições da Rota Estratégica oferecem ao gestor público muita legitimidade e amparo no plano de trabalho”, afirmou Kneip.
Segundo o subsecretário de Estado de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais, Gabriel Feitosa, no encontro foram definidos tópicos importantes para a continuidade das ações em conjunto. “É com muita satisfação que nos reunimos para apresentar o conceito das Rotas Estratégicas para os órgãos do Governo do Estado. Nós definimos o Plano de Ação, a fim de que os pontos focais de cada órgão sejam definidos. Os próximos passos são distribuir as novas ações, implementar uma governança e partir para a execução do plano”, pontuou.
Na ocasião, a gerente de estudos econômicos do Ideies, Silvia Varejão, realizou uma apresentação acerca das Rotas Estratégicas e o futuro da Indústria do Espírito Santo - 2035. Foram apresentadas as Rotas Estratégicas Agroalimentar, que contam com 467 ações elaboradas; a de Biotecnologia, com 285 ações elaboradas; e a de Petróleo e Gás Natural, com 254 ações elaboradas.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedes/Ipem
Andreia Foeger / Roberto Riccio
(27) 3636-9707 - 99942-9537 / 3636-9708
andreia.foeger@sedes.es.gov.br / roberto.riccio@sedes.es.gov.br