17/04/2019 15h08 - Atualizado em 10/06/2021 12h38

Sedes conhece metodologia para atração de investimentos

A metodologia de Complexidade Econômica, desenvolvida pelas universidades americanas de Harvard e Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) foi apresentada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) nesta quarta-feira (17). O método cruza dados de ubiquidade e diversidade para determinar um índice, a partir da plataforma desenvolvida pelas universidades.

A apresentação foi feita ao secretário de Desenvolvimento, Heber Resende, pelo secretário executivo do Espírito Santo em Ação, Orlando Bolsanelo Caliman. Participou ainda da apresentação o subsecretário de Desenvolvimento, Christiano Furtado.

Para Resende, a metodologia aponta caminhos para a diplomacia ativa. “Estamos instituindo na Sedes uma Subsecretaria voltada para a atração de investimentos e negócios internacionais, exatamente para atrair segmentos estratégicos para o Estado. A ferramenta será útil para compor os nossos estudos e ajudar a determinar os nossos cursos de ação”, afirmou.

Caliman explicou que à metodologia Harvard e MIT foram somamos os dados da Dataviva, plataforma aberta de pesquisa criada pela Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais), com o apoio das instituições americanas. “Fizemos o mapeamento dos segmentos estratégicos para o Espírito Santo a partir dos parâmetros de distância, ganhos de oportunidade, complexidade do produto e mercado mundial”, disse.

O subsecretário Christiano Furtado acredita que a metodologia é útil porque aponta percursos para a área recém-criada. “O índice de oportunidade mostra claramente tanto os setores mais estratégicos, a partir do estudo de 1.217 itens, como os países que apresentam maior sinergia comercial conosco”, destacou.



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br
Cintia Dias
(27) 3636.9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site