24/04/2019 15h01 - Atualizado em 10/06/2021 12h38

Sedes apresenta Simplifica-ES e Plano de Desenvolvimento Regional na Amunes

Duas importantes iniciativas capitaneadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) foram apresentadas na Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) nesta quarta-feira (24): o Simplifica-ES e Plano de Desenvolvimento Regional. A ideia é incentivar a adesão dos municípios para o fortalecimento das economias locais.

O subsecretário de Desenvolvimento, Paulo Menegueli e a presidente da Junta Comercial do Espírito Santo (Jucees), Letícia Rangel Serrão Chieppe foram recebido pelo presidente da Amunes, o prefeito de Viana, Gilson Daniel. Participaram da reunião ainda o secretário da entidade, o prefeito de Santa Leopoldina, Valdemar Luiz Horbelt Coutinho, o Vavá, e o gerente de Arranjos Produtivos da Sedes, Leandro Tononi.

A Sedes apresentou a importância do Simplifica-ES, o Programa Estadual de Desburocratização do Ambiente de Negócios, que visa a facilitar o atendimento aos empreendedores, reduzindo o tempo de abertura de empresas. Também foi debatido o Plano de Desenvolvimento Regional do Espírito Santo, que tem como objetivo promover o desenvolvimento das regiões de forma sustentável e equilibrada, reduzindo as desigualdades.

Para a presidente da Jucees é importante o apoio da Amunes ao programa. “Precisamos que as prefeituras adiram à iniciativa. Temos 61 municípios integrados com a inscrição municipal, 50 com os alvarás provisórios, 47 com os alvarás de funcionamento e 28 com os alvarás sanitários. Nossa intenção é ter todos conosco. O Simplifica é muito estratégico para eles, pois facilita os processos e favorece o conhecimento e a transparência”, relatou a Leticia Serrão.

Segundo Menegueli, os benefícios são mútuos. “Ganha o empreendedor, que tem uma entrada única de dados, processo eletrônico, maior agilidade no procedimento e redução do tempo de formalização; e ganham os municípios, que contam com a otimização das análises dos processos, expedição automática dos documentos, transparência e redução da duplicidade de documentos”, explicou.

Quanto ao Plano de Desenvolvimento Regional, Menegueli afirmou que a Secretaria pediu à Amunes para ajudar na mobilização dos prefeitos para que participem das reuniões nas microrregiões e integrem os conselhos que serão formados em cada uma delas.

O presidente da entidade aprovou ambas as iniciativas. “O Simplifica é muito importante e vamos abrir espaço para que os prefeitos conheçam os benefícios e percebam o quão interessante é aderir ao projeto. Já o Plano de Desenvolvimento Regional coincide com várias ações que a Amunes pretende desenvolver para levar mais desenvolvimento às regiões, respeitando suas potencialidades e características”, afirmou.

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem