27/09/2019 10h48 - Atualizado em 10/06/2021 12h39

Sedes apresenta potencialidades do Estado a cônsul-geral da China

Uma comitiva da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) apresentou ao cônsul-geral da China, Li Yang, as potencialidades do Espírito Santo em evento realizado nesta quinta-feira (26), no Palácio Anchieta, em Vitória.

O secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip Navarro, e os subsecretários de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais, Gabriel Martins Feitosa; e de Integração e Desenvolvimento Regional, Paulo Menegueli, realizaram a apresentação acompanhados da governadora em exercício, Jaqueline Moraes.

Para Marcos Navarro, o encontro foi estratégico para o Estado. “Há interesse, por parte dos chineses, em vários produtos que temos em nosso portfólio de investimentos, como infraestrutura, portos, petróleo e gás e energia. Encontros como este abrem um leque de oportunidades para estreitarmos parcerias com esse importante país”, disse.

Na pauta da reunião, além da prospecção de investimentos da China no Espírito Santo, também esteve em debate a balança comercial entre o país asiático e o Estado, demandas em portos, uma linha direta de navios entre os portos chineses e o Porto de Vitória e o intercâmbio acadêmico entre as partes.

Li Yang destacou o grande potencial que o Espírito Santo tem para o crescimento no comércio com a China. O cônsul-geral do País no Brasil afirmou sua vontade em expandir as relações com o Estado: “Nossas relações têm que alcançar mais do que o comércio tradicional. Precisamos abranger temas relacionados à cultura, educação, saúde, esporte, turismo e principalmente infraestrutura”, disse.

Para o subsecretário de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais, Gabriel Martins Feitosa, que fez a apresentação das potencialidades capixabas ao cônsul, foi uma importante oportunidade de destacar os diferenciais do Espírito Santo. “Pudemos mostrar as condições que tornam nosso Estado único, como o equilíbrio fiscal, a posição geográfica estratégica e os projetos de investimentos”, revelou.

O diretor-executivo da Câmara de Comércio Brasil-China no Espírito Santo, Carlos Eiras, explicou que essa foi uma agenda estratégica, pois o cônsul Li Yang será o condutor para a atração de investidores chineses ao Estado: “Os chineses se interessam pelos projetos estruturantes. Reuniões como essa permitem aprofundar o conhecimento de ambas as partes e abrem perspectivas muito positivas a médio prazo. Oferecemos um cardápio completo de opções dentro dos temas pelos quais eles se interessam e vamos formar um comitê para dar prosseguimento a este trabalho”, anuncia.

Participaram do encontro os secretários de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel de Alvarez; da Educação, Vitor de Angelo; da Cultura, Fabricio Noronha; além dos subsecretários de Estado do Turismo, Gedson Queiroz Merizio; de Infraestrutura e Logística da Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Luiz Paulo Figueiredo; e o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Alberto Farias Gavini Filho.

Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem

Andreia Foeger