19/10/2020 18h16 - Atualizado em 10/06/2021 12h41

Sedes acompanha apresentação da Análise de Competitividade do setor do vestuário em videoconferência

Presente na maior parte dos municípios do Estado, o setor de vestuário gera emprego e renda em diversas cidades capixabas. O segmento é responsável por 11,2% dos empregos e 14,1% das empresas na indústria do Espírito Santo. Na última quinta-feira (15), a Análise de Competitividade do Setor da Indústria do Vestuário do Estado do Espírito Santo foi apresentada por meio de videoconferência a representantes de sindicatos e da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes). A atualização anual dos dados está prevista na legislação do Programa de Desenvolvimento e Proteção à Economia do Espírito Santo (Compete-ES).

A pesquisa quantitativa foi realizada entre maio e julho deste ano, com 45 indústrias ativas no Compete-ES e elaborada pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies), entidade do Sistema Findes.

O secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, explica que os dados trazem diversos indicadores econômicos detalhados e um panorama preciso. “É possível avaliar e monitorar a capacidade de competir em âmbitos local, nacional e internacional. Esta Análise de Competitividade indica um “Raio X” de 2019 e compara os resultados com o desempenho de 2018. Entre as informações registradas, a pesquisa apontou que em 2019 houve um aumento de 9,8% no faturamento bruto e 3,8% no faturamento líquido para as empresas que responderam à pesquisa. Os investimentos em 2019 foram destinados, principalmente, para aquisição de máquinas e equipamentos e tecnologia em gestão”, disse.

Ao divulgar a pesquisa com os dados sobre o cenário econômico do segmento, as instituições atendem à contrapartida do Contrato de Competitividade, firmado entre os Sindicatos das Indústrias do setor do Vestuário do Estado do Espírito Santo e o Governo do Estado, de enviar à Sedes anualmente a análise da competitividade dos setores industriais contemplados.

A subsecretária de Estado de Competitividade e Projetos Estruturantes, Rachel Freixo, reiterou a importância dos indicadores apresentados pelo setor no monitoramento dos incentivos tributários. “As contrapartidas apresentadas anualmente pelas beneficiárias do Compete-ES são fundamentais para o acompanhamento do grau de eficiência e eficácia das políticas públicas tributárias adotadas, bem como evidencia a relevância do programa para a competitividade econômica do Estado”, afirmou Rachel Freixo.

A subsecretária acrescentou ainda que o setor de vestuário é um importante aliado na promoção do desenvolvimento regional pois, como é possível verificar no relatório apresentado pelo setor, em decorrência da elevada empregabilidade, postos esses em sua maioria ocupado por mulheres, não se restringe à Região Metropolitana, pois diversas indústrias se instalam em cidades no interior do Estado, promovendo, assim, a desigualdade regional. Portanto, os números apresentados evidenciam a eficácia das políticas públicas tributárias adotadas pelo Governo do Estado com impacto direto para toda sociedade.

De acordo com o gerente de Competitividade da Sedes, Humberto Queiroz, a Sedes possui o registro de 59 empresas do setor de vestuário ativas e que são responsáveis por gerar 3.521 empregos. “O setor econômico de vestuário é um segmento que tem extrema importância no mercado capixaba. A indústria de confecção têxtil e calçados encontra-se pulverizada por todo Estado do Espírito Santo, visto que está presente em praticamente todos os municípios e concentrada em alguns polos, tais como Colatina, Vila Velha e São Gabriel da Palha. A mão de obra, em sua grande parte feminina, gera emprego de forma intensiva no Estado”, pontuou Queiroz.

A análise é composta por uma pesquisa primária para avaliar as contrapartidas obrigatórias das empresas signatárias do Contrato de Competitividade que tem o objetivo de demonstrar as ações feitas que resultaram em um desenvolvimento socioeconômico sustentável.

Participaram da reunião de apresentação os representantes do Sindicato da Indústria do Vestuário de Linhares/ES (Sinvel), do Sindicato da Indústria do Vestuário de Colatina (Sinvesco), Sindicato da Indústria de Fabricação e Reparação de Calçados, Bolsas, Malas, Capas, Revestimento e Acessórios de Couro e ou Sintéticos, Curtumes e Produtos e Artefatos Derivados do Couro no Estado do Espírito santo (Sindicalçados), Sindicato da Indústria de Confecções de Roupas em Geral do Estado do Espírito Santo (Sinconfec) e Sindicato das Indústrias de Confecções do Sul do Estado do Espírito Santo (Sinconsul).

Compete-ES

O Programa de Desenvolvimento e Proteção à Economia do Estado do Espírito Santo – COMPETE/ES (Lei 10.568/2016) tem por objetivo contribuir para a expansão, modernização e diversificação dos setores produtivos do Estado, estimulando a realização de investimentos, a renovação tecnológica das estruturas produtivas e o aumento da competitividade estadual, com ênfase na manutenção e/ou geração de emprego e renda e na redução das desigualdades sociais e regionais.

Assessoria de Comunicação da Sedes/Ipem

Andreia Foeger / Gabriela Galvão