20/12/2019 13h59 - Atualizado em 10/06/2021 13h01

Secti realiza segunda formatura anual de alunos de cursos técnicos do CEETs

Em 2019, quase mil alunos concluíram cursos técnicos dos Centros Estaduais de Educação Técnica em 2019.

Esta semana foi de comemoração para alunos dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs). Nessa quarta (18) e quinta-feira (19) aconteceram, respectivamente, os eventos de formatura das turmas de cursos técnicos do CEET Vasco Coutinho, em Vila Velha, e do CEET Talmo Luiz Silva, em João Neiva. Cerca de 541 estudantes receberam os certificados de conclusão dos cursos neste segundo semestre do ano.  Em 2019, quase mil alunos concluíram cursos técnicos dos CEETs.

No CEET Vasco Coutinho, 442 alunos se formaram nos cursos de Administração, Eventos, Informática, Modelagem de Vestuário, Multimídia, Produção de Moda, Rádio e Televisão, Programação de Jogos Digitais, Rede de Computadores e Gastronomia. Já no CEET Talmo Luiz Silva, 99 alunos concluíram os cursos de Administração, Automação Industrial, Mecânica e Segurança do Trabalho.

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel, ressaltou o perfil dos cursos ofertados pelos CEETs, destacando o crescimento do trabalho por conta própria, constatado na última “Carta de Conjuntura” do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

“Nossos cursos técnicos aliam formação profissional e competências empreendedoras, justamente para atender às mudanças de relações de trabalho, que proporcionam novas oportunidades de geração de renda. A ‘Carta de Conjuntura’ do Ipea para o 4º trimestre deste ano demonstrou a tendência de ampliação do trabalho por conta própria. Estamos atentos às mudanças do mundo do trabalho para qualificar nossos alunos para esse novo cenário”, destacou.

A formanda do curso de Administração, Sabrina Peixoto, de 20 anos, acredita que ter estudado no CEET Vasco Coutinho tenha contribuído para a conquista de seu primeiro estágio. Ela estagiou em um banco durante dois anos e já tem planos de atuação profissional após a formatura.

“A experiência de estudar no Vasco Coutinho acrescentou muito ao meu currículo. Acredito que o nome da instituição me ajudou a conquistar meu estágio em um banco. O curso abre nossa visão de mundo. Temos matérias práticas, mas também matérias voltadas ao empreendedorismo. Estou entrando em uma sociedade para abrir minha própria empresa no ramo da Informática e Tecnologia, aplicando de forma prática o que aprendi no Vasco Coutinho para montar um plano de negócios”, contou.

O formando do curso de Mecânica, Ricardo Gabriel, de 21 anos, já havia se formado em Automação Industrial, também pelo CEET Talmo Luiz Silva. O rapaz, que também é estudante de Engenharia Mecânica, conta que decidiu realizar o segundo curso técnico na escola para agregar mais conhecimento à sua formação profissional.

“Eu acho que o curso de Mecânica é um dos melhores cursos para conseguir espaço no mercado de trabalho. Temos grandes empresas da região que pedem essa mão de obra. Eu vi que é uma área promissora e achei interessante unir com o conhecimento do curso de Automação Industrial. Pretendo trabalhar nas áreas de desenvolvimento de projetos, manutenção, inspeção ou qualidade”, disse.

Novas turmas em 2020

Em novembro passado, a Secti lançou o edital de seleção para cursos técnicos dos CEETs. Os candidatos selecionados irão iniciar as aulas no primeiro semestre de 2020. Ao todo, foram oferecidas 740 vagas.

Texto: Jonathas Gomes

Assessoria de Comunicação da Secti