20/01/2020 13h30 - Atualizado em 10/06/2021 13h01

Secti realiza primeiros mutirões de inscrição do Qualificar ES

Cerca de 250 candidatos se inscreveram em cada mutirão da primeira etapa de inscrição

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) realizou mutirões de inscrição para o Programa Qualificar ES nos municípios de Cariacica, Serra, Santa Leopoldina e Viana. A iniciativa contemplou as cidades da primeira etapa desta oferta e visou ampliar o acesso dos cidadãos à inscrição no Programa.

Em Cariacica, os mutirões ocorreram nos últimos dias 14 e 15, nos bairros de Bela Aurora e Vila Independência, respectivamente. Já na Serra, a Secti visitou os bairros de Feu Rosa e Novo Horizonte nessa quinta (16) e sexta-feira (17). Hoje, segunda-feira (20), os municípios de Viana e Santa Leopoldina recebem os últimos mutirões da primeira etapa de inscrição.

A gerente de educação profissional da Secti, Renata Resstel, é a responsável pela organização dos mutirões de inscrição, junto com a equipe de Gerência de Educação Profissional (GEP). A gerente destaca que os mutirões democratizam o acesso à internet e permitem que os participantes sugiram modificações para o aprimoramento do Qualificar ES.

“Sabemos da dificuldade de algumas pessoas que não têm acesso à internet, por isso vamos presencialmente à comunidade onde ocorrerão os cursos e realizamos a inscrição. Essa proximidade é muito importante, pois aproveitamos para buscar mais sugestões de cursos a serem ofertados, de acordo com realidade da comunidade”, destaca Renata Resstel.

A candidata Cleide Conceição, moradora da Serra, se inscreveu no Qualificar ES pelo mutirão em Novo Horizonte, na última sexta-feira (17). Cleide, que está fora do mercado de trabalho formal há cerca de cinco anos, conta que decidiu realizar o curso de “Balconista de Farmácia” pela empregabilidade e que espera conquistar uma oportunidade de emprego, caso seja selecionada para o curso.

“Estou fora do mercado de trabalho há uns cinco anos. Cuido de crianças para gerar uma renda enquanto não estou empregada. Espero conquistar espaço no mercado (de trabalho) com o curso. Estou na expectativa de ser selecionada! Acho importante esse contato de inscrição nas cidades porque algumas pessoas têm dificuldade de fazer a inscrição on-line”, pontua.

Próximas etapas da oferta

Quem busca qualificação para atuação profissional ainda possui chances de se inscrever no Qualificar ES! A primeira oferta de vagas de 2.020 ainda terá mais três etapas, com períodos de inscrição diferentes: 

  • 2ª etapa de inscrição - Cursos Presenciais (entre 21 de janeiro e 2 de fevereiro): voltados aos moradores de Guarapari, Vila Velha, Vitória e, pela primeira vez, Linhares, na região Norte do Estado. 
  • 3ª etapa de inscrição - Cursos On-line (entre 28 de janeiro a 10 de fevereiro): voltados a moradores de todo o Estado, que tenham mais de 16 anos e acesso à internet, além de conhecimentos básicos de informática e de navegação na rede. Os cursos acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site do Qualificar ES. 
  • 4ª etapa de inscrição - Cursos Semipresenciais (entre 04 a 16 de fevereiro): voltados a profissionais da educação. Os cursos oferecem quatro encontros presenciais nos pólos selecionados.

 

Texto: Jonathas Gomes

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822 / (27) 3636-1819

samantha.goncalves@secti.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site