15/08/2019 13h46 - Atualizado em 10/06/2021 13h00

Secti realiza primeira formatura do Programa Qualificar ES

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), realizou, na manhã desta quinta-feira (15), a primeira formatura do Programa Qualificar ES. O evento aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, e contou com a presença dos formandos e seus familiares, além de professores e autoridades políticas.

O governador Renato Casagrande também prestigiou a cerimônia. Ele afirmou que o programa deve formar cerca de 170 mil pessoas até 2022. “Qualificaremos pessoas em diversas áreas para que o espírito empreendedor seja colocado em prática. Os cursos impactam diretamente na geração de renda, pois amplia a qualidade na prestação do serviço e do próprio produto. Além disso, o programa é o passaporte para que possamos dar oportunidade de conquistar um emprego ou até mesmo empreender”, afirmou.

Casagrande também destacou o papel do Governo do Estado na oferta de oportunidades de qualificação. “Em um momento de economia fraca como temos no Brasil diante das incertezas econômicas, os cursos darão dinamismo e uma base para a nossa sociedade. O Qualificar ES vai ser ampliado para outros pontos do Espírito Santo. Estamos analisando as demandas de cada região e buscando locais de referência para a realização de cursos presenciais".

A secretária da Ciência e Tecnologia, Cristina Engel, discursou para os formandos sobre o papel da Secti em promover o Qualificar ES. “Nós temos no nosso cotidiano em todas as ações, seja do dia a dia ou relacionado ao mundo do trabalho e aos estudos, visto a necessidade de se manter constantemente informados. E principalmente que se promovam ações visando a qualificação das pessoas para esse mundo do trabalho. Com este programa, procuramos oportunizar que as pessoas tenham acesso aos cursos de forma gratuita ofertando aquilo que tem de maior demanda ou aqueles cursos que permitam com que as pessoas possam ter uma ação de empreendedorismo. Com isso, espera-se começar a criar uma cultura de inovação dentro do Estado e que principalmente cada vez se possa aproveitar mais o potencial dos capixabas”, destacou.

O programa Qualificar ES foi lançado em maio deste ano e disponibilizou, na primeira oferta de vagas, 8.210 oportunidades em cursos presenciais, semipresenciais e on-line, que foram disputadas por cerca 20 mil capixabas. Na solenidade, os formandos dos cursos presenciais receberam os certificados de conclusão das capacitações profissionais em diversas áreas. Foram aproximadamente quatro mil capixabas qualificados nesta primeira oferta do programa.

A oradora da cerimônia foi a formanda do curso de Doces Para Festas, Glêicia Reis de Souza, de 38 anos. A formanda reside em Cariacica e preparou doces que aprendeu no curso para presentear o governador. “Sou dona de casa e depois que conheci o Qualificar ES minha autoestima aumentou. Passei a me sentir mais estimulada com essa nova possibilidade de fazer doces profissionalmente e, com isso, gerar renda. Sou muito grata ao programa e, para mostrar isso, preparei alguns doces que aprendi a fazer no curso para presentear o governador e a equipe da Secti”, contou.

O Qualificar ES foi lançado com o objetivo de promover a qualificação profissional do cidadão capixaba com foco no empreendedorismo, na empregabilidade e na inovação para ampliar as possibilidades de trabalho e renda, e fornecer subsídios para sua inserção ao mundo do trabalho. Já foram oferecidas 21.785 vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos nas modalidades presencial, semipresencial e online. A terceira oferta de vagas está prevista para o final de setembro.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Secti
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1822 / 3636-1819
samantha.goncalves@secti.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site