17/07/2019 09h58 - Atualizado em 10/06/2021 13h00

Secti realiza Meetup de Inovação para fomentar prática no Estado

O encontro aconteceu na última quinta-feira (11) no Auditório da Fapes. 

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) realizou na última quinta-feira (11) o primeiro Meetup de Inovação da pasta. O encontro aconteceu no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação no Espírito Santo (Fapes) e reuniu 14 pessoas atuantes na área de inovação.

Estavam presentes representantes da Fapes, do setor acadêmico, do Sebrae e da iniciativa privada. O meetup faz parte das ações estratégicas do Programa Inovação Capixaba Sem Fronteiras (ProintES) para fomentar a implantação do conceito de Inovação Aberta no Estado.

“Estamos aplicando na prática o conceito da Inovação Aberta, em que a Secti vem atuando como agente de integração entre os atores e stakeholders do Ecossistema de Inovação Capixaba, brasileiro e, em breve, internacional com o Hub digital de Open Innovation. Nosso objetivo é divulgar os talentos, competências, negócios e belezas do Espírito Santo para o mundo. O primeiro meetup foi uma troca de experiências e conhecimentos muito agregadora. Um sucesso”, destacou o Gerente de Ciência, Inovação e Tecnologia da Secti, Marcelo Vivacqua.

Entre os participantes estava o gestor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Unioeste, no Paraná, Selmo Bonatto, que apresentou aos demais convidados as práticas adotadas no seu trabalho à frente do núcleo de inovação.

“O objetivo nosso vindo para o Espírito Santo foi de apresentar o NIT, a sua estrutura, todas as nossas iniciativas em relação a transferência de tecnologias e registro de patentes de marcas. Consegui realmente colocar todas as dificuldades e foi percebido que essas dificuldades não são só nossas, são de todos os NITs ou de todos os atores que estavam presentes nessa reunião. Creio que a nossa experiência foi bastante positiva em relação a demonstrar algumas iniciativas que nós estamos realizando de mudanças nessa área para que o NIT realmente se torne um fator importante no desenvolvimento, na transferência tecnológica e na gestão de recursos próprios das universidades”, explicou o professor Selmo Bonatto.

O MCI/ProintES

O Programa Inovação Capixaba sem Fronteiras (ProintES) é uma ação coordenada pelas instituições que integram a Mobilização Capixaba Pela Inovação (MCI) e surge com o objetivo de aplicar o conceito de inovação aberta no Estado, mais conhecido por Open Innovation. Esta é uma prática comum em cidades que se caracterizam por ter um Ecossistema de Inovação próspero.

No Espírito Santo, a ideia chega para alinhar a participação conjunta do Governo do Estado com a sociedade, a academia, o setor produtivo, os inventores e os investidores para incentivar a divulgação das potencialidades do Estado nacional e internacionalmente. Esta integração facilita a transformação do conhecimento em soluções que atendam tanto às demandas do setor produtivo como àquelas do Governo nas suas diversas áreas de atuação.

A ferramenta usada para alcançar todos os objetivos do programa será o ProintES Open Innovation Hub. Esse hub será um ecossistema de inovação digital que vai conter uma vitrine tecnológica para expor as potencialidades do Estado, as instituições que compõe o esse ecossistema, as nossas demandas tecnológicas, entre outras. Enfim, para de fato praticar a inovação aberta no Espírito Santo.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822 / 3636-1819

samantha.goncalves@secti.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site