13/09/2019 10h16 - Atualizado em 10/06/2021 13h00

Secti promove workshop sobre empreendedorismo feminino

O evento contou com palestra sobre inteligência emocional e apresentação de case de sucesso.

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) realizou nessa quinta-feira (12), o workshop "Empreendedorismo para Mulheres” no Epicentro – Hub de Inovação do Governo do Estado –, localizado no prédio do Bandes, no Centro de Vitória. O evento debateu desafios e questões específicas da atuação feminina no empreendedorismo.

Na ocasião, a coach de inteligência emocional Rally Câmara realizou a palestra "Inteligência emocional para mulheres: a importância e necessidade do cotidiano". A programação também contou com a apresentação da história da empreendedora Edivanda Santana, que venceu o Prêmio Destaque Empresarial 2019.

A secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Cristina Engel, compareceu ao workshop e salientou o papel da Secti no incentivo ao empreendedorismo. "Por meio de diversas ações, visamos a incentivar o empreendedorismo e, dessa forma, contribuir para a redução de desigualdades sociais. No caso deste evento, vamos debater as especificidades do empreendedorismo feminino", disse.

Ao longo do evento, essas questões específicas das mulheres no empreendedorismo foram debatidas por Rally Câmara e Edivanda Santana. Para a coach, a inteligência emocional é a base para lidar com os desafios da vida contemporânea da mulher.

“A inteligência emocional é um dos pilares de uma vida sistêmica e é por meio dela que conseguimos o equilíbrio de todas as outras áreas, seja a conjugal, a intelectual, a financeira ou a profissional. Ao trabalhar a inteligência emocional, ela (a mulher empreendedora) gerencia melhor as próprias emoções e, consequentemente, outras áreas da vida, como a profissional”, afirma.

A inspiração em empreendedores de sucesso pode ajudar na trajetória profissional de quem está iniciando na área. É o que defende a empresária Edivanda Santana, que apresentou seu case de sucesso no evento. “Tudo é aprendizado. Se alguém está em um patamar de sucesso, temos que observar o que ela fez no caminho para aprender com o exemplo e as práticas dessa pessoa. As dificuldades iniciais são normais, mas é possível vencer e também ser bem-sucedida”, garantiu.

O workshop “Empreendedorismo para Mulheres” foi o terceiro realizado pela Secti em 2019. Em abril, a Secretaria realizou workshop “Liderança, Sucesso e Empreendedorismo”; e em julho, o evento teve o tema “Inteligência Emocional e Planejamento para Empreendedores”.

Texto: Jonathas Gomes

Assessoria de Comunicação da Secti