12/03/2020 10h17 - Atualizado em 10/06/2021 13h02

Secti promove roda de conversa sobre Dia Internacional da Mulher com servidoras

Foto: Ascom/Secti

Ação faz parte da comemoração da data e destacou ações do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres.

A tarde desta quarta-feira (11) foi de bate papo para as servidoras, terceirizadas e estagiárias da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). A Secretaria promoveu uma roda de conversa sobre as ações de incentivo ao empoderamento feminino que o Governo do Estado promove. A atividade aconteceu no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), autarquia vinculada à Secti.

A palestrante foi a psicóloga Bernadete Baltazar, da Subsecretaria de Políticas Para Mulheres (SUBPM), vinculada à Secretaria de Direitos Humanos (SEDH). A psicóloga explicou o Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, que é um documento orientador para a elaboração das políticas públicas voltadas para as mulheres no Espírito Santo. “Uma conquista”, de acordo com Bernadete Baltazar.

“O Pacto atua em diferentes eixos, desde a questão da educação, em relação a termos uma educação inclusiva e não sexista. Também em relação à erradicação da pobreza por parte das mulheres, para que elas tenham condições de enfrentar a dependência financeira, que em muitos casos se torna uma forma de violência sofrida dentro da própria casa, entre outras ações. Um trabalho importante para o enfrentamento da violência contra a mulher que, infelizmente, ainda é tão comum”, afirmou a psicóloga.

Bernadete Baltazar também comentou sobre a iniciativa da Secti em promover a ação com as servidoras: “É fundamental porque a gente tem que disseminar mesmo as ações que são feitas pelo Governo. Nem todos conhecem o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, que atua em conjunto com o Pacto. Então, é importante que as pessoas tenham acesso a essas informações para que elas possam de fato entender do que nós estamos falando, em que nós estamos trabalhando e o porquê”.

Durante a palestra, as servidoras participaram ativamente relatando questões já vivenciadas e dúvidas, o que gerou um bate papo descontraído e produtivo. Salime Saade, responsável pelo setor de Assessoria Técnica (AST) da Secti, participou da roda de conversa e validou a inciativa em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

“Acho muito interessante esse tipo de iniciativa, principalmente, pela conscientização e discussão que isso promove em nós sobre o nosso lugar e papel na sociedade que ainda é patriarcal. A nossa Secretaria tem muita presença feminina. Quase todos os nossos cargos de chefia são ocupados por mulheres e é bem interessante termos espaço para discutir esses temas. E também conhecermos as ações que o próprio Governo possui em prol do enfrentamento à violência contra a mulher”, explicou.

Texto: Samantha Nepomuceno

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822 / (27) 3636-1819

samantha.goncalves@secti.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação da Sedh

Juliana Borges

(27) 3636-1334

juliana.paiva@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site