19/06/2019 17h57 - Atualizado em 10/06/2021 12h59

Secti promove reunião com instituições que manifestaram interesse em integrar o Comitê Gestor do MCI/ProintES

Foto: Ascom/Secti

O encontro foi realizado nesta terça-feira (18) no auditório da Fapes.

A manhã dessa terça-feira (18) foi de reunião de alinhamento para a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e diversas instituições capixabas. A Secti promoveu, no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), a primeira reunião para criação do Comitê Gestor do Programa Inovação Capixaba sem Fronteiras (ProintES).

No encontro representes da academia, do setor produtivo e dos investidores, estiveram presentes para discutir o alinhamento para implantação do programa no Estado. Ao todo, cerca de 30 pessoas participaram da reunião. 

“Esse encontro teve vários objetivos e um dos principais foi saber como que cada instituição, ou cada representante de algum setor, poderá contribuir com o MCI/ProintES. Com isso, cada um pode se enxergar dentro do programa e saber como poderá contribuir. Além de, logicamente, ver com poderá aproveitar tudo o que o MCI/ProintES deseja oferecer ao Estado”, destacou a secretária da Secti, Cristina Engel.

A secretária ainda ressaltou sobre a importância de promover encontros como esse: “Esse intercâmbio de informações à medida que cada um coloca de que forma pode contribuir, também é uma forma de que as pessoas se reconheçam e consigam identificar o que cada um faz e qual é o papel de cada um dentro desse ecossistema de inovação do Espírito Santo”, disse.

O secretário de Estado de Desenvolvimento do Espírito Santo (Sedes), Heber Resende também participou da reunião e explicou o papel da secretaria no MCI/ProintES: “Iremos atuar principalmente na atração e empresas que possam contribuir para o ecossistema de inovação capixaba. Estamos buscando diferenciar um pouco a economia do Estado no sentido de atrair empresas que sejam mais portadoras de futuro, que chamamos de empresas 4.0”, destacou. 

Durante a reunião foi apresentado pela Secti como o programa pretende atuar para fixar a inovação aberta no Espírito Santo e como é importante a parceria de todos os atores presentes. Também foi divulgado o cronograma de ações para implantação do MCI/ProintES e o próximo passo é o envio da apresentação e Minuta do Acordo de Cooperação para análise jurídica das instituições.

“Vamos realizar uma reunião de trabalho onde a partir dessa identificação da potencialidade de cada parceiro/instituição, como que nós vamos trabalhar para construir o ProintES e, principalmente, o Hub Virtual de Inovação. Nós precisamos alimentar esse hub para que ele seja repleto de informações que sejam consideradas essenciais para cumprir os objetivos do programa”, explicou a secretária da Secti.

O MCI/ProintES

O Programa Inovação Capixaba sem Fronteiras (ProintES) é uma ação coordenada pelas instituições que integram a Mobilização Capixaba Pela Inovação (MCI) e surge com o objetivo de aplicar o conceito de inovação aberta no Estado, mais conhecido por Open Innovation. Esta é uma prática comum em cidades que se caracterizam por ter um Ecossistema de Inovação próspero.

No Espírito Santo, a ideia chega para alinhar a participação conjunta do Governo do Estado com a sociedade, a academia, o setor produtivo, os inventores e os investidores para incentivar a divulgação das potencialidades do Estado nacional e internacionalmente. Esta integração facilita a transformação do conhecimento em soluções que atendam tanto às demandas do setor produtivo como àquelas do Governo nas suas diversas áreas de atuação.

A ferramenta que será usada para alcançar todos os objetivos do programa será o ProintES Open Innovation Hub. Esse hub será um ecossistema de inovação digital que vai conter uma vitrine tecnológica para expor as potencialidades do estado, as instituições que compõe o esse ecossistema, as nossas demandas tecnológicas, entre outras. Enfim, para de fato praticar a inovação aberta no Espírito Santo.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822 / 3636-1819

samantha.goncalves@secti.es.gov.br 

comunicacao@secti.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site