13/06/2019 14h18 - Atualizado em 10/06/2021 12h59

Secti promove 1º Fórum Secti-Fapes de Inovação

Arte: Ascom/Secti

 O fórum é aberto ao público mediante inscrições gratuitas no site do evento. As vagas são limitadas e o prazo de inscrições encerra no dia 25 de junho. 

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) promove o 1º Fórum Secti-Fapes de Inovação. O evento tem como tema “Transferência de Conhecimento e Tecnologia: Desafios e Soluções” e acontece no dia 28 de junho no SebraeLab, na Enseada do Suá, em Vitória. 

O fórum é aberto ao público mediante inscrições gratuitas no site: https://bit.ly/3127siQ. As vagas são limitadas e o prazo de inscrições encerra no dia 25 de junho. 

A secretária da Secti, Cristina Engel, explicou que o objetivo do Fórum é transformar os estudos em benefícios práticos para a sociedade. “Queremos gerar oportunidades para que as instituições convidadas apresentem as suas boas práticas de transferência de conhecimento e tecnologia para o público presente. Também serão abordados os problemas enfrentados nesta prática e apresentadas possíveis soluções para minimiza-las por meio de um painel de debate entre os palestrantes e o público”, destacou. 

"No decorrer da organização do evento, percebemos os muitos focos de produção de conhecimentos e a necessidade de abrirmos mais espaço de discussão, além desse primeiro evento, visando contemplar a todos os efetivos atores desse cenário de inovação capixaba”, completou a secretária. 

Entre as apresentações estarão representantes da academia, setor produtivo (indústria, startup, entre outros), governo e investidores que vão fomentar a integração e interação entre estes setores, expor suas dificuldades e apresentar sugestões. 

O Fórum faz parte das ações da Secti, da autarquia vinculada a pasta, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Espírito Santo (Sedes) e das demais instituições que integram a Mobilização Capixaba para a Inovação (MCI), para a implantação do Programa Inovação Capixaba sem Fronteiras (ProintES) no Estado. Esta será a primeira de uma série de atividades que vão ocorrer de forma continuada para estreitar e consolidar a relação entre todos os atores do Ecossistema de Inovação Capixaba de forma permanente e produtiva. 

O MCI/ProintES 

O Programa Inovação Capixaba sem Fronteiras (ProintES) é uma ação coordenada pelas instituições que integram a Mobilização Capixaba Pela Inovação (MCI) e surge com o objetivo de aplicar o conceito de inovação aberta no Estado, mais conhecido por Open Innovation. Esta é uma prática comum em cidades que se caracterizam por ter um Ecossistema de Inovação próspero.

No Espírito Santo, a ideia chega para alinhar a participação conjunta do Governo do Estado com a sociedade, a academia, o setor produtivo, os inventores e os investidores para incentivar a divulgação das potencialidades do Estado nacional e internacionalmente. Esta integração facilita a transformação do conhecimento em soluções que atendam tanto às demandas do setor produtivo como àquelas do Governo nas suas diversas áreas de atuação. 

O próximo passo para a implantação do programa será a realização da primeira reunião de trabalho com as instituições que manifestaram interesse em integrar o Comitê Gestor do MCI/ProintES.

Serviço

 

1º Fórum Secti-Fapes de Inovação, com o tema: “Transferência de Conhecimento e Tecnologia: Desafios e Soluções”

Data: 28 de junho (sexta-feira)

Hora: 8h30 às 12h30

Local: SebraeLab (R. Belmiro Rodrigues da Silva, 170 - Enseada do Suá, Vitória – ES)

 

Confira a programação:

 

08h30 – Credenciamento

09h00 – Abertura com a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Cristina Engel

09h20 – Abordagem do Diretor Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), Denio Rebello Arantes

09h30 – Abordagem do Prof. Dr. e Reitor da UVV, Heraclito Amancio Pereira Junior

09h40 – Abordagem do Professor do Curso de Administração da UCL, Rafael Nascimento

09h50 – Abordagem do Pró-Reitor da Pró-reitora de Extensão IFES, Renato Tannure de Almeida

10h00– Abordagem do Vice-Presidente da Findes, Raphael Cassaro

10h10– Abordagem da Supervisora de Inovação da FAESA, Bianca Rodrigues de Souza

10h20 – Abordagem da visão do investidor em startups e coordenador da Mobilização Capixaba Pela Inovação (MCI), Marcílio Guerine Riegert

10h30 – Abordagem da Analista do Sebrae, Carine Zorzaneli Thomazi

10h40 – Abordagem do Professor e Coordenador de Relações Internacionais da Emescam, Gustavo Carreiro Pinasco

10h50 – Apresentação do case de sucesso LabPetro pelo coordenador, Eustáquio Vinicius Ribeiro de Castro

11h10 – Intervalo / Network

11h25 – Painel de debate

12h30 – Encerramento.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822 / 3636-1819

samantha.goncalves@secti.es.gov.br

comunicacao@secti.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site