18/10/2019 10h42 - Atualizado em 10/06/2021 13h00

Secti participa do evento ‘Arena Profissões 2019’

Subsecretária da Secti, Solange M. Batista de Souza em bate papo com o apresentador Serginho Groisman.

Subsecretária da Secti, Solange Maria Batista de Souza, foi uma das convidadas para o bate-papo 

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) participou do evento “Arena Profissões 2019”, da Rede Gazeta, na manhã desta quinta-feira (17), no Vitória Grand Halll, em Vitória. O debate foi mediado pelo jornalista Serginho Groisman e teve inspiração em seu programa de TV, “Altas Horas”. 

A subsecretária da Secti, Solange Maria Batista de Souza, foi uma das participantes convidadas do bate-papo sobre as transformações do mundo do trabalho, por meio da Revolução 4.0, e as perspectivas futuras de atuação profissional. 

Na ocasião, estudantes e profissionais iniciantes no mercado puderam esclarecer dúvidas e refletir sobre o atual cenário de empregabilidade e as habilidades requeridas para o sucesso na trajetória profissional. 

Para a subsecretária Solange, o jovem profissional deve estar atento às novas oportunidades que podem surgir com a revolução 4.0. “Muitos postos de trabalho estão deixando de existir, mas, ao mesmo tempo, outros estão surgindo, e o segredo para dar conta dessas futuras profissões é se informar e, principalmente, se qualificar”, disse. 

A subsecretária ainda destaca que, além da qualificação profissional, habilidades emocionais também são decisivas na trajetória profissional. “Não podemos esquecer das habilidades emocionais. O jovem precisa trabalhar a sua inteligência emocional e desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe para atuar no mercado de trabalho”, ressaltou. 

Investimentos do Governo do Estado na educação profissional 

O Governo do Estado, por meio da Secti, está atuando em várias frentes para oferecer oportunidades de qualificação gratuita à população capixaba. Entre as oportunidades, estão cursos voltados à educação técnica, além de cursos profissionais de curta duração nas modalidades presencial, semipresencial e on-line. 

Nos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs) Vasco Coutinho, em Vila Velha, e Talmo Luiz Silva, em João Neiva, são oferecidos cursos técnicos de diversas áreas, como Administração, Comércio Exterior, Rádio e TV, Mecânica, Estética, Segurança do Trabalho e Produção de Moda. O próximo edital de seleção de alunos está previsto para o fim deste ano, para as turmas de 2020. 

Além disso, por meio do Programa Qualificar ES, são oferecidos diversos cursos profissionalizantes de diferentes áreas, com foco na empregabilidade, no empreendedorismo e na inovação, para os capixabas de todo o Estado. Só em 2019, a Secti realizou três ofertas de seleção por meio de editais e, até 2022, a meta é oferecer 170 mil vagas em cursos gratuitos.

 

Texto: Jonathas Gomes

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822 / (27) 3636-1819

samantha.goncalves@secti.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site