17/05/2016 14h30 - Atualizado em 10/06/2021 12h48

Secti participa de seminário sobre desenvolvimento econômico de Anchieta

Com o objetivo de discutir o crescimento econômico do município de Anchieta, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Guerino Balestrassi, participou do seminário “Caminhos para o desenvolvimento econômico de Anchieta”, com a palestra “Como projetos em ciência e tecnologia podem alavancar o desenvolvimento de uma região”. O evento aconteceu na Câmara Municipal. Essa é uma das ações promovidas para planejar a retomada do desenvolvimento econômico de Anchieta, após o rompimento das barragens da Samarco, em Mariana, Minas Gerais, em novembro de 2015. 

De acordo com o vereador e organizador do evento, Valber Salarini, um dos principais desafios do município vai ser a busca de novas fontes geradoras de emprego e renda. “Precisamos identificar quais são os principais potenciais de Anchieta e buscar alternativas possíveis de geração de renda. A agricultura familiar, a produção de café, de banana e de coco, as belezas naturais e nosso potencial turístico e gastronômico precisam ser melhor trabalhados. Somente assim vamos conseguir vencer os desafios econômicos e desenvolver nossa estratégica de ação”, disse. 

Em sua palestra, o secretário Guerino Balestrassi destacou a importância do seminário e divulgou as ações do Governo do Estado, por meio da Secti. “A iniciativa de organizar um seminário como este contribui para que a própria população participe da elaboração de um plano capaz de enfrentar a difícil situação pela qual o município está passando. Além disso, preciso destacar que o papel da ciência e da tecnologia é primordial na construção de alternativas viáveis, pois elas estão ligadas às principais potencialidades de Anchieta. É possível inovar, empreender e criar com tudo aquilo que a cidade já tem em mãos”, afirmou. 

O seminário também contou com a presença do professor da Faculdade do Centro Leste (UCL), Sandro Lobato, que ministrou a palestra “A cadeia produtiva da educação e seus impactos no desenvolvimento econômico”, que mostrou como a educação pode colaborar para a formação de mão de obra qualificada. “Trouxemos para o seminário o nosso Simulador de Guindaste, baseado em realidade virtual. Ele foi desenvolvido por alunos e professores para permitir que nossos alunos conheçam mais de perto a operação de um guindaste em um porto”, explica. 

Na palestra “Make a Pixel: uma metodologia inovadora para o desenvolvimento de games por crianças e jovens”, o diretor da Make a Pixel, Alex Roger, apresentou novas perspectivas para a educação básica no Brasil. “Nosso foco está na utilização de games como ferramenta de aprendizado e formação de pessoas para o mercado de trabalho. Desenvolver jogos e aplicativos pode ser uma alternativa viável para estimular o gosto pelos estudos e auxiliar professores em sala de aula”, disse. 

A diretora da Interplan Digital, Morgana Bechepeche, ministrou a palestra “Marketing Digital: como conquistar novos mercados e tornar-se um empreendedor digital usando o ambiente web”. Para ela, qualquer pessoa com uma boa ideia pode empreender na internet. “Vivemos em uma sociedade cada vez mais conectada e as pesquisas recentes mostraram que o marketing digital conseguiu crescer durante a crise econômica. Portanto, boas ideias na internet podem gerar renda e estimular o turismo, o comércio, o lazer, entre outros”, afirma. 

O seminário “Caminhos para o desenvolvimento econômico de Anchieta”, contou com a presença de estudantes, professores, empresários, produtores rurais, líderes comunitários e autoridades políticas, que discutiram alternativas para o desenvolvimento econômico da cidade de Anchieta, com foco em ações ligadas à ciência e tecnologia. 

Informações à imprensa: 

Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) 

Assessoria de Comunicação: 
Edevaldo Paixão – Juba 
(27) 98811-1554 
edevaldo.paixao@secti.es.gov.br 

Luiz Zardini 
(27) 98895-5502 
luizc.junior@secti.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site