13/05/2016 14h47 - Atualizado em 10/06/2021 12h48

Secti e Ufes firmam parceria para 13ª Semana de Ciência e Tecnologia

No compromisso de contribuir para o desenvolvimento tecnológico e científico do Espírito Santo, por meio da divulgação e da popularização da ciência, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), assinaram na manhã desta sexta (13), um Termo Cooperação Técnica para a realização da 13ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. Este ano, o evento vai acontecer entre os dias 18 a 21 de outubro e terá como tema “Ciência Alimentando o Brasil”. 

O secretário da Secti, Guerino Balestrassi, e a subsecretária, Camila Dalla Brandão, bem como o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), José Antonio Bof Buffon, foram recebidos pelo reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte, em seu gabinete. Além disso, o momento solene contou com a presença de professores, diretores e de diversas áreas da universidade e de servidores da secretaria, que colaboram diretamente para a realização do evento. A assinatura do documento tem como finalidade constituir uma cooperação técnica mútua entre as partes envolvidas na realização do evento. 

No momento destinado à discussão dos assuntos que envolvem a semana, o reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte, destacou as ações da instituição no fomento ao desenvolvimento da ciência no Estado. “A Ufes tem se empenhado, cada vez mais, para formar novas parcerias e contribuir com a geração de conhecimento para a sociedade capixaba. Somos referência em ensino, pesquisa e produção acadêmica no Espírito Santo. Contribuir para um evento como a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia é permitir que jovens estudantes também possam produzir conhecimento”, afirmou. 

O secretário Guerino Balestrassi ressaltou a importância do evento para o Governo do Estado. “A realização da semana promove a democratização do acesso ao conhecimento científico. Além disso, conseguimos aproximar a população da ciência, um dos nossos principais focos. É nossa responsabilidade apoiar, promover e estimular o desenvolvimento da produção acadêmica e a inovação. Portanto, a assinatura do termo vai contribuir para ambas possam unir esforços no sentido de realizar a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia e as demais ações necessárias”, disse. 

Já o diretor-presidente da Fapes, Jose Antonio Bof Buffon, mencionou os editais abertos e as ações da Fapes, por meio da Secti, que contribuem diretamente para o desenvolvimento da ciência no Estado. “Publicamos, recentemente, dois editais muito importantes: Organização de Eventos Técnico-Científicos, voltado para o apoio a eventos, e o Pic-JR, programa voltado para alunos dos ensinos fundamental e médio. Além disso, vamos lançar o Programa Sinapse da Inovação, que vai estimular empreendedores, com ideias inovadoras a tirarem seu projeto do papel”, explicou. 

Este ano, a 13ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia vai acontecer na Ufes, juntamente com a V Feira de Ciência e Engenharia do Espírito Santo (Fecieng-ES). Uma das principais novidades previstas para esta edição da Semana de C&T é o lançamento de uma revista digital com linguagem jovem, voltada para ciência, tecnologia e inovação, com artigos, tutoriais informativos e projetos apresentados durante o evento. 

Informações à imprensa: 

Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) 
Assessoria de Comunicação: 
Edevaldo Paixão – Juba 
(27) 98811-1554 
edevaldo.paixao@secti.es.gov.br 

Luiz Zardini 
(27) 98895-5502 
luizc.junior@secti.es.gov.br 

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) 
Assessoria de Comunicação: 
Lucyano Ribeiro 
(27) 3636-1893 
comunicacao@fapes.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site