Secti é convidada para II Simpósio de Biotecnologia Vegetal da UVV
O simpósio tem como tema a Biotecnologia Vegetal e suas Aplicações Multidisciplinares.
A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) foi convidada para compor a mesa de apresentação do II Simpósio de Biotecnologia Vegetal, que teve como tema “Biotecnologia Vegetal e suas Aplicações Multidisciplinares”. O evento, que começou nessa quinta-feira (06), é uma iniciativa da Universidade Vila Velha (UVV).
A titular da secretaria, Cristina Engel, participou do evento e palestrou para cerca de 60 pessoas entre alunos, pesquisadores e professores sobre as ações da Secti nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.
Cristina Engel destacou a importância do tema do simpósio: “A biotecnologia vegetal é discutida há muitos anos como um tema do futuro e eu penso o contrário. Acredito ser um tema do presente. Nós temos muito potencial dentro do Espírito Santo com o desenvolvimento da área e a sociedade carece desses produtos. Por isso considero que a biotecnologia vegetal é uma das áreas prioritárias de investimento”, disse.
“Sobre o papel do Governo do Estado, por meio da Secti, neste tema é importante ressaltar as ações que a secretaria vem executando e planeja para os próximos anos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. A Fapes, nossa autarquia, vai lançar ainda este ano muitos editais de fomento que podem ser aproveitados pelo público do simpósio. A secretaria está bastante empenhada em promover ações de incentivo a inovação, como por exemplo com o Programa Inovação Capixaba Sem Fronteiras (ProintES) e o Corredor da Inovação, que são propostas de fomento a inovação aberta no Estado e que estão em fase de planejamento. Também foi abordado qual é o papel da Secti no desenvolvimento de políticas públicas e nesse sentido trabalhamos para a modernização da Lei de Inovação Estadual, que está desatualizada se comparada ao Marco Regulatório da Ciência, Tecnologia e Inovação brasileira”, destacou a secretária.
Marcelo Vivacqua, gerente de Ciência, Inovação e Tecnologia da Secti, também participou do evento. “Foi ótimo ver a participação e o interesse do público nas ações desenvolvidas pela secretaria. É uma forma de popularizarmos a ciência, tecnologia e a novação. Estamos com ótimas expectativas para o planejamento de ações e programa que a Secti vai laçar nos próximos ano”, comentou. O simpósio termina nesta sexta-feira (07).
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secti
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1822 / 3636-1819