22/08/2019 18h22 - Atualizado em 10/06/2021 13h00

Secti apresenta projeto de inovação à Comissão da Assembleia Legislativa

O “Corredor da Inovação” busca estimular a economia criativa no Estado. 

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) apresentou, na manhã dessa terça-feira (20), o projeto “Corredor da Inovação” à Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). A proposta tem o objetivo de conectar polos de inovação dos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica a fim de ampliar a diversificação econômica e o desenvolvimento tecnológico da região. 

O “Corredor da Inovação” é uma conexão física e virtual de áreas geográficas pré-determinadas que concentram recursos humanos, atividades inovativas e novas formas de negócios entre os municípios participantes. A definição dos chamados “Polos de Inovação” dessas cidades deve considerar ambientes compostos por instituições públicas, privadas, incubadoras, aceleradoras, centros tecnológicos ou quaisquer outras representações que incentivem atividades voltadas à inovação, independentemente de seus estágios de maturidade. 

Um dos efeitos diretos da implementação do projeto para as cidades envolvidas, de acordo com a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Cristina Engel de Alvarez, é a qualificação urbana dos entornos dos “Polos de Inovação”. “Conseguiremos fazer com o projeto um incremento da economia e criaremos condições para que no entorno de cada polo aconteça uma melhoria urbana através da instalação de pequenas e grandes empresas de inovação”, explicou.

A secretária enfatizou ainda que a qualificação urbana também favorece o surgimento de, por exemplo, pequenos restaurantes e outros prestadores de serviços. 

Na apresentação da proposta na Comissão foi demonstrada a atuação da Secti na área de inovação, sendo o “Corredor da Inovação” a principal proposta. O deputado estadual e presidente da Comissão, Alexandre Xambinho, citou como incentivos fiscais podem contribuir para a efetivação do projeto.

“A partir dessa reunião, buscamos o incentivo de desconto do ICMS. Os municípios estão abrindo mão do ISS. Nós vamos levar a proposta para o Governo do Estado, para o governador, para tentar buscar o incentivo e, assim, incentivar as empresas inovadoras a virem para o Espírito Santo”, defendeu. 

O “Corredor da Inovação” prevê ainda a utilização da “Fábrica de Ideias”, antiga “Fábrica do Trabalho 747”, como o ponto central do projeto. A fábrica era conhecida por ser, inicialmente, uma das maiores edificações voltadas para a indústria de fiação, tecelagem e confecção de sacos de juta do Espírito Santo. Em 2016, foi firmado um acordo entre o município de Vitória e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) para utilização do espaço e ações de interesse mútuo voltadas às atividades de inovação. 

A utilização da fábrica reunirá em um ponto central a discussão, a atualização e o fomento a negócios. A secretária Cristina Engel destacou o foco específico em inovação que a fábrica assumirá como centro do corredor. “Alguns outros polos são menores ou lidam com outras coisas. As universidades lidam com o ensino, a pesquisa, a tecnologia e uma parte de inovação. Já a fábrica será voltada inteiramente para inovação”. 

A Secti está em fase de planejamento para implementação do projeto. Após a implementação nos municípios selecionados, a Secretaria estuda expandir o projeto a outras cidades do Estado.

Texto: Jonathas Gomes

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822 / (27) 3636-1819

samantha.goncalves@secti.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site