19/03/2019 13h21 - Atualizado em 10/06/2021 12h54

Secti apresenta metas e desafios da gestão na Assembleia Legislativa

Foto: Edson Reis/Ascom Secti

A Secretaria foi convidada para participar da reunião ordinária da Comissão de Ciência, Tecnologia do Legislativo, nessa segunda-feira (18).

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Minas e Energia da Assembleia Legislativa do Estado (Ales) convidou a Secti para apresentar, na reunião ordinária do colegiado dessa segunda-feira (18), os desafios e metas da atual gestão.

A secretária de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Cristina Engel de Alvarez, e a subsecretária da pasta, Solange Maria Batista de Souza, apresentaram aos deputados da Comissão as ações e projetos que a Secti trabalha para alavancar a inovação e educação profissional capixaba, já que a ciência e a tecnologia são desenvolvidas em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), autarquia vinculada a Secti.

“Para nós é fundamental que aconteçam encontros como este para podermos não só comunicar em que estamos trabalhando, mas também para termos um diálogo para definir novas políticas”, destacou a secretária da Secti, Cristina Engel.

A secretária também apresentou sobre os recursos disponíveis para o investimento das ações e projetos que a Secti pretende desenvolver. “O que nós estamos fazendo para aumentar o recurso, que é pequeno se comparado ao que desejamos realizar, é buscar parcerias e novas formas de conseguir executar as ações previstas. Não será o orçamento pequeno que fará com que nós não façamos as ações programadas”, disse.

Para isso, segundo a secretária, a Secti busca parceria tanto no âmbito público como privado. “Seja por meio das secretarias do Estado que atuam na inovação, para nos juntarmos para a realização de ações maiores, como nas instituições privadas e também aqueles que estão dispostos a contribuir, não necessariamente com recurso, mas de alguma outra forma”, explicou a secretária.

Cristina Engel falou ainda, do foco principal da Secti na gestão do governador Renato Casagrande. “Uma parte da Secretaria já está encaminhada, mas que precisa de alguns aprimoramentos, que é a parte da educação profissional. A educação profissional da Secti já está caminhando relativamente bem e só precisa fazer algumas correções. Uma outra parte, que é a inovação, foi colocada em segundo plano nos governos anteriores. Por isso, nós estamos dando uma ênfase muito grande em incentivar as ações de inovação e empreendedorismo em nossa gestão. E de uma forma que o nosso trabalho possa ser continuado, ou seja, com programas que não dependam necessariamente de um mandato.

O presidente da Comissão, o deputado estadual, Alexandre Xambinho, questionou sobre o retorno do Projeto OportunidadES. A secretária respondeu que o projeto continua a pleno vapor independentemente do nome: “O projeto não está parado, pelo contrário, está funcionando e qualificando. Nós estamos com várias ações nesse sentido. Agora, o que estamos trabalhando é para fazer alguns pequenos ajustes e aprimoramentos do projeto original” , argumentou.

“Nós somos a Secretaria de Educação Profissional também, e para fazer acontecer a educação profissional, nós estamos usando as diretrizes do MEC quanto a quantidade de horas dos cursos oferecidos que o Ministério considera razoável para que se tenha uma ação de educação eficaz. O projeto segue em parceria com o sistema socioeducativo do Estado para o combate à violência e ao crime”, disse.

A secretaria afirmou ainda que estão previstas 14.500 vagas em cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) que não só vai atender de forma imediata o mercado, mas também vai fomentar o empreendedorismo e a inovação no Espírito Santo. “Por isso, os cursos estão sendo repaginados. Para serem oferecidos a população com maior qualidade, quanto a outra parte, dos cursos rápidos e imediatos, já está acontecendo no sistema socioeducativo capixaba”, salientou Cristina Engel.

O deputado Alexandre Xambinho disse querer avançar nas áreas de ciência, tecnologia no Estado, levando inovação e tecnologia para todas as regiões capixabas, principalmente o interior, e também educação profissional. A Secti apoia a iniciativa da Comissão e se colocou à disposição para o diálogo com a Ales.

Texto: Samantha Nepomuceno

Informações à imprensa: