07/02/2019 16h01 - Atualizado em 10/06/2021 12h37

Secretarias de Desenvolvimento e Meio Ambiente recebem empresas

Os secretários de Desenvolvimento, Heber Resende e de Meio Ambiente, Fabrício Machado, realizaram na manhã desta quinta-feira (07) uma série de reuniões com empresários para conhecer a realidade dos empreendimentos e construírem uma pauta em comum visando ao desenvolvimento sustentável do Espírito Santo.

Participaram das reuniões os subsecretários de Desenvolvimento, Paulo Menegueli; de Logística, Transporte e Comércio Exterior, Adson Thiago; de Articulação e Desenvolvimento Sustentável, Fernando Guida; o diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Alaimar Fiúza e o diretor técnico do órgão, Elias Morgan.

A pauta conjunta entre as duas pastas foi uma sugestão do secretário de Desenvolvimento, Heber Resende, que explica a motivação: “Observamos que um número significativo de reivindicações dos empresários envolvia o Meio Ambiente. Resolvemos nos unir para orientar o trabalho da classe empresarial e assim ajudar os empreendimentos no cumprimento de seus cronogramas”, explica.

O secretário de Meio Ambiente, Fabrício Machado, elogiou a iniciativa: “Tenho um pensamento desenvolvimentista. Precisamos dar celeridade aos processos sem, no entanto, nos descuidarmos das exigências legais. Parabenizo o Heber pela ideia, pois assim podemos atuar para que os empreendimentos avancem e o Estado ganhe com a vinda de novos investimentos”, disse.

Fábrica de laticínios no sul

Na primeira agenda do dia, o grupo recebeu o prefeito de Rio Novo do Sul, Thiago Fiorio Longui, e representantes da Laticínios Porto Alegre, que pretendem instalar uma fábrica na cidade. A empresa, que tem 30 anos de atuação, sete unidades e quatro fábricas, tem uma produção de um milhão de litros de leite por dia e pretende expandir sua operação com a unidade no Espírito Santo.

O investimento, de R$ 30 milhões, vai possibilitar a essa empresa, que é a maior fabricante de queijos de Minas Gerais e a segunda maior fabricante de soro de leite em pó da América Latina, fornecendo insumos para grandes marcas como Danone, Nestlé e Pepsico, a levar o Espirito Santo à autossuficiência na produção de leite.

“Uma pesquisa da Tetrapak mostrou que o Estado consome 12 milhões de litros de leite ao mês. No entanto, fabrica a metade. Com a nossa unidade, vamos permitir que os capixabas produzam o suficiente para o seu consumo”, comemora o gerente comercial da Laticínios Porto Alegre, Marcelo Fialho.

Em um primeiro momento, serão produzidos 100 mil litros de leite por dia, quantidade que será dobrada em seguida. No Estado serão produzidos leite UHT e queijos, o que vai gerar 100 empregos diretos, fora os benefícios que vão além de emprego e renda, como o desenvolvimento regional e a atração de novos negócios.

O prefeito Thiago Longui celebra a escolha de Rio Novo do Sul para receber o empreendimento. “Rio Novo do Sul tem potencial para receber este e outros empreendimentos, principalmente agora que estamos recebendo novas linhas energéticas que contribuem para atrair investimentos ao suprir as empresas desse importante insumo. Fomentar o diálogo entre os entes públicos e privados, como estamos fazendo aqui, é estratégico para atrairmos mais negócios”, explica.

Fábrica de papéis em Viana

Na segunda agenda do dia, os secretários receberam o empresário Geraldo Mai, que planeja reativar a fábrica de papéis Vipasa, cuja operação foi paralisada em 2016 devido a decisões internas e rearranjo de gestão. “Foram 12 anos de operação, quando chegamos a produzir 20 toneladas por dia. Estamos trabalhando para voltar à fabricação, podendo chegar a 60 toneladas/dia”, diz Geraldo.

O investimento para o retorno está estimado em R$ 10 milhões com a geração de 150 empregos diretos. A reativação da planta fabril pode estimular a criação, na região, de uma área propícia para atividade secundária, por isso está sendo acompanhada com atenção pelas entidades.

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedes