20/05/2016 16h38 - Atualizado em 10/06/2021 12h48

Responsabilidade social: Secti participa de fechamento de consultoria promovida por empresa de tecnologia

Desde que chegaram ao Espírito Santo, os 12 funcionários da International Business Machines (IBM), vindos de nove países diferentes, acompanharam bem de perto o dia a dia de quatro organizações sociais da Grande Vitória: Ateliê de Ideias, Espírito Santo em Ação, Federação das Apaes do Espírito Santo e Instituto Sindimicro. Essas organizações apresentaram propostas de projetos ligados à área de inovação e tecnologia para receber consultoria da empresa. Na tarde de ontem (19), a equipe de funcionários da IBM, juntamente com os representantes das organizações sociais, se reuniu no auditório do Parque Botânico da Vale para apresentar os resultados obtidos durante a troca de experiências. 

As consultorias fazem parte do Programa de Cidadania Corporativa da empresa, o Corporate Services Corps (CSC), que tem como principal objetivo levar a experiência da empresa até organizações que desenvolvem projetos sociais e que precisam de suporte técnico voltado para tecnologia da informação. Durante período em que esteve aqui, a equipe de funcionários da IBM ofereceu consultoria nas áreas de gerenciamento de projetos, segurança de dados, sustentabilidade, gestão de pequenos negócios e marketing digital. 

Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Guerino Balestrassi, receber a equipe de profissionais da IBM no Espírito Santo foi uma grande honra. “A tecnologia está presente nas mais diversas áreas do conhecimento humano e as organizações escolhidas demonstraram que estão fazendo um excelente trabalho social e tecnológico. Com o apoio da IBM, essas organizações agora terão condições de dar prosseguimento às ações que estão desenvolvendo. O Governo do Estado, por meio da Secti, está à disposição para apoiar esse trabalho, oferecendo, inclusive, as habilidades dos alunos dos cursos técnicos do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET), Vasco Coutinho”, disse. 

De acordo com a coordenadora do núcleo de desenvolvimento comunitário da organização Ateliê de Ideias, Denise Biscotto, o retorno obtido foi muito maior do que ela imaginava. “Receber uma equipe de profissionais tão experiente e capacitada foi uma grande honra. Todos muito simples, humildes e prestativos com muita vontade de aprender e de conhecer o modo como trabalhamos. Não houve imposição de nenhum método, solução ou ideia por parte deles e nos sentimos muito dispostos a contribuir. Chego à conclusão de que as possibilidades de abertura de novas Centrais de Compras do Bem são muito maiores do que podíamos imaginar”, afirmou. 

  

Corporate Services Corps 

O programa já esteve em 10 cidades brasileiras e mobilizou mais de 270 consultores estrangeiros. Mais de 80 organizações já foram beneficiadas. Esta é a 20ª edição do programa no Brasil, que recebeu a participação de 12 funcionários da IBM vindos de nove países diferentes: África do Sul, Alemanha, Canadá, China, Estados Unidos, Finlândia, Polônia, Reino Unido e Romênia. Eles vão atuar como consultores, trazendo conhecimento e habilidades em Tecnologia da Informação, Gerenciamento de Projetos, Consultoria em Negócios, Marketing e Recursos Humanos. 

  

Projetos e organizações que receberam consultoria da IBM:   

Espírito Santo em Ação: grupo de empresários com o compromisso de atuar na formação de uma sociedade melhor e mais justa, visando a tornar as empresas ainda mais conscientes e participativas em seu papel econômico e social. Projeto: desenvolvimento de um roteiro para o ES-Ação e implantação de um sistema de informação que irá medir anualmente a performance da administração pública dos 78 municípios do Estado. http://www.es-acao.org.br/ 

Ateliê de Ideias: agência de apoio e fomento ao desenvolvimento local endógeno e sustentável com ênfase no atendimento a comunidades urbanas de baixa renda na região da Grande Vitória. Áreas de atuação: finanças solidárias, habitacional, desenvolvimento comunitário e difusão de tecnologias sociais. Projeto: criação de aplicativo móvel para a Central de Compras do BEM, com o objetivo de aperfeiçoar o processo de compra coletiva dos pequenos empreendedores da comunidade. 

http://www.ateliedeideias.org.br/ 

Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes): promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços e apoio às famílias, direcionadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. Projeto: criação de um plano de comunicação visando à nova proposta de valores da instituição, englobando não apenas as atividades, mas também os resultados da Feapaes. http://www.feapaesp.org.br/ 

Instituto Sindimicro: Instituto para Desenvolvimento da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e Empreendedor Individual. Tem como objetivo a experimentação, não lucrativa, de novos modelos socioprodutivos e de sistemas alternativos de produção, comércio, emprego e crédito. Projeto: criação de um roteiro para o desenvolvimento de um sistema de gestão para as associações de catadores de material reciclável no Estado, com o objetivo de simplificar a comunicação e aperfeiçoar os processos de comercialização. http://www.sindimicro-es.com.br/ 

Funcionários da IBM que atuaram nas consultorias: 

Gerenciamento de Projetos: Damian Tambirasa (Reino Unido) e Marcin Kruszelnicki (Polônia); 

Interação e Usabilidade: Pawel Probierz (Polônia) e Manuel Theis (Alemanha); 

Segurança de Dados: Hannu Niittymaa (Finlândia) e Angela Cook (Estados Unidos); 

Sustentabilidade: Jenna Goldstein (Reino Unido) e Nadia Abuseif (Canadá); 

Gestão de Pequenos Negócios: Rani Harrison (Estados Unidos) e Ntokozo Khumali (África do Sul); 

Marketing Digital: Alexandra Asanache (Romênia) e Yan Hou (China). 

  

Informações à imprensa: 

Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) 

Assessoria de Comunicação: 

Edevaldo Paixão – Juba 

(27) 98811-1554 

edevaldo.paixao@secti.es.gov.br 

  

Luiz Zardini 

(27) 98895-5502 

luizc.junior@secti.es.gov.br 

  

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site