13/02/2017 14h06 - Atualizado em 10/06/2021 12h33

Porto de Vitória e China discutem linha comercial direta

Neste sábado (11), uma comitiva do Espírito Santo segue para a China tendo à frente a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, representados pelo presidente Luis Claudio Montenegro e pela subsecretária de Estado de Desenvolvimento Cristina Vellozo Santos, respectivamente. A principal proposta a ser discutida com os chineses da região de Zhuhai é a retomada das linhas comerciais diretas de contêineres entre o Porto de Vitória e a Ásia. Além dessa negociação, o grupo capixaba vai discutir acordos comerciais e propostas de capacitação e treinamento recíprocos com o governo chinês e os empresários locais.

“Os chineses têm demonstrado grande interesse no Porto de Vitória, e esse interesse é mútuo. Nosso objetivo nessa viagem, que acontece a partir de um convite deles, é construir essa linha comercial direta entre portos, o que é perfeitamente factível, além de discutirmos novas oportunidades de negócios. Há chances, por exemplo, na importação de madeira por parte de empresários chineses, e vamos ainda apresentar outras oportunidades de investimentos, inclusive em ferrovia e no desenvolvimento portuário de Barra do Riacho, Aracruz”, destacou o presidente da Codesa.

A agenda de negócios e contatos já está fechada com destaque para os seguintes pontos: visita ao setor portuário da região de Zhuhai; encontros com secretários gerais da indústria, administradores de portos e empresas de logística; reuniões com o secretário de negócios de Zhuhai e com o secretário de negócios da cidade de Macau; encontro com grupos de investidores, como os da empresa Modern Terminal.

Segundo Montenegro, o interesse chinês em incrementar o comércio bilateral é fruto, sobretudo, da nova infraestrutura operacional e do término (em breve) da obra de dragagem, ofertados pelo porto capixaba. “Mesmo antes do término da dragagem, já queremos acertar uma linha direta, que perdemos ao longo do tempo por causa de restrições de calado. Os navios acabaram indo para outros portos”, ressalta.

Para a subsecretária estadual de Desenvolvimento Cristina Vellozo Santos, a viagem será uma oportunidade de dar continuidade às negociações iniciadas com a China, sobretudo com a cidade de Zhuhai, em 2016. “Vamos buscar parcerias comerciais que movimentem a economia capixaba, gerando emprego e renda”, afirmou.

A viagem à China é resultado de uma parceria entre Codesa, Secretaria de Estado de Desenvolvimento, a Câmara de Comércio Brasil China - ES e empresários capixabas. As empresas Terca Logística de Armazenamento e Terminal de Vila Velha (TVV) estão indo representando os grupos empresariais do Espírito Santo. O retorno a Vitória está agendado para o próximo domingo (19).

José Carlos Mattedi – Assessoria de Comunicação da CODESA – 9.9707-8899

Assessoria de Comunicação da Sedes:

Manuella Romeiro 3636-9708 / 99942-9537 manuella.romeiro@sedes.es.gov.br

Marco Valério Magalhães 3636-9707 / 988174824 marco.magalhaes@sedes.es.gov.br