25/04/2016 14h40 - Atualizado em 10/06/2021 12h48

Painel discute ações de inovação e tecnologia no setor social

Durante a manhã desta segunda-feira (25), o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Guerino Balestrassi, participou de um painel organizado pela International Business Machines (IBM) no Brasil, que discutiu ações que incentivam e apoiam o desenvolvimento de setores sociais por meio da inovação. O evento foi realizado no auditório do Parque Botânico da Vale, em Vitória, e faz parte do programa Cidadania Corporativa da empresa, o Corporate Services Corps (CSC), que selecionou quatro projetos sociais locais com a finalidade de oferecer a cada um deles uma consultoria especializada, composta por funcionários da própria IBM.

Em seu discurso de boas-vindas, Guerino Balestrassi ressaltou as ações da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e de parcerias e iniciativas como a da IBM no Brasil. “Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico e a necessidade de inovar é constante. Por isso, precisamos continuar unindo esforços para que pessoas em situação de vulnerabilidade social também possam usufruir dos benefícios proporcionados pelos avanços da tecnologia. A iniciativa de trazer profissionais especializados e prestar consultoria em projetos sociais é uma brilhante ideia, pois multiplica o conhecimento e gera resultados significativos”, disse.

De acordo com o diretor-geral do Instituto Sindimicro, um dos projetos selecionados pela IBM no Estado, o apoio do programa será fundamental para desconstruir a imagem negativa que a sociedade tem dos catadores de materiais recicláveis. “Reciclar é uma atitude necessária e que precisa ser vista com seriedade. Quando peço para as pessoas descreverem um catador de materiais recicláveis, elas frequentemente relatam que essa atividade é feita por pessoas sujas, moradores de rua e que puxam um carrinho de papelão pela cidade. Queremos mostrar que isso não é uma regra e com o apoio da IBM vamos desenvolver um sistema de gestão para associações de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo de simplificar a comunicação e aperfeiçoar os processos de comercialização”, afirmou.

Ao longo desta semana os 12 funcionários da IBM, vindos de nove países diferentes, vão acompanhar os trabalhos das quatro organizações selecionadas pelo programa: Espírito Santo em Ação, Ateliê de Ideias, Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes) e Instituto Sindimicro. Essas organizações sociais vão receber consultorias, orientações e apoio para implantar novas formas de execução de tarefas, dentro de um projeto específico, apresentado por cada uma das instituições.

Corporate Services Corps
O programa já esteve em 10 cidades brasileiras e mobilizou mais de 270 consultores estrangeiros. Mais de 80 organizações já foram beneficiadas. Esta é a 20ª edição do programa no Brasil, que recebeu a participação de 12 funcionários da IBM vindos de nove países diferentes: África do Sul, Alemanha, Canadá, China, Estados Unidos, Finlândia, Polônia, Reino Unido e Romênia. Eles vão atuar como consultores, trazendo conhecimento e habilidades em Tecnologia da Informação, Gerenciamento de Projetos, Consultoria em Negócios, Marketing e Recursos Humanos.

Conheça os projetos selecionados pela IBM no Espírito Santo:

Espírito Santo em Ação: grupo de empresários com o compromisso de atuar na formação de uma sociedade melhor e mais justa, visando a tornar as empresas ainda mais conscientes e participativas em seu papel econômico e social. Projeto: desenvolvimento de um roteiro para o ES-Ação implementar um sistema de informação que irá medir anualmente a performance da administração pública dos 78 municípios do Estado. http://www.es-acao.org.br/

Ateliê de Ideias: agência de apoio e fomento ao desenvolvimento local endógeno e sustentável com ênfase no atendimento a comunidades urbanas de baixa renda na região da Grande Vitória. Áreas de atuação: finanças solidárias, habitacional, desenvolvimento comunitário e difusão de tecnologias sociais. Projeto: criação de um roteiro para uma solução de aplicativo móvel para a Central de Compras do BEM, com o objetivo de aperfeiçoar o processo de compra coletiva dos pequenos empreendedores da comunidade. http://www.ateliedeideias.org.br/

Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes): promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços e apoio às famílias, direcionadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. Projeto: desenvolvimento de um plano de comunicação visando a nova proposta de valores da instituição, englobando não apenas as atividades / resultados de Feapaes, mas também de todas as Apaes do Estado. http://www.feapaesp.org.br/

Instituto Sindimicro: Instituto para Desenvolvimento da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e Empreendedor Individual. Tem como objetivo a experimentação, não lucrativa, de novos modelos socioprodutivos e de sistemas alternativos de produção, comércio, emprego e crédito. Projeto: criação de um roteiro para o desenvolvimento de um sistema de gestão para as associações de catadores do estado, com o objetivo de simplificar a comunicação e aperfeiçoar os processos de comercialização. http://www.sindimicro-es.com.br/

Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti)

Assessoria de Comunicação:
Edevaldo Paixão – Juba