26/02/2018 12h09 - Atualizado em 10/06/2021 12h52

OportunidadES Semipresencial: Educadores recebem aula inaugural

Foto: Assessoria/Secti

A ansiedade acabou para os classificados na oferta dos dois cursos semipresenciais do Projeto OportunidadES. Durante o último sábado (24), os 400 classificados nos cursos participaram da aula inaugural da oferta, evento que iniciou as aulas. O primeiro encontro aconteceu no auditório do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho.

A modalidade de estudos semipresencial foi uma das maiores novidades do projeto em 2018, que ampliou seu alcance destinando cursos de educação continuada para profissionais da área de docência. Os candidatos puderam escolher entre as áreas “Informática na Educação: Novas Mídias” e “Educação Especial e Inclusiva”. A oferta – que disponibilizou 400 vagas, sendo 200 para cada curso – somou 2.586 inscritos.

Para se inscrever, o candidato teve que comprovar ter licenciatura plena ou complementação pedagógica em qualquer área de docência, no ato da inscrição. Os cursos semipresenciais contarão com mais duas aulas presenciais que acontecerão no mesmo local do primeiro encontro (auditório do CEET Vasco Coutinho), nos turnos matutino e vespertino. O candidato que ficou classificado de 01 a 100, realizará as aulas presenciais na parte da manhã, das 8h às 12h. Já os candidatos que se classificaram de 101 a 200 assistirão às aulas presenciais na parte da tarde, das 13h às 17h. A seleção foi feita por ordem de inscrição.

Eucilene de Souza, de 42 anos, foi uma das classificadas. Ela é formada em licenciatura plena em ciências biológicas e atua como professora há cerca de 10 anos. “Sou professora em uma escola pública e dou aulas para o ensino fundamental dois, com alunos do 6º ao 9º ano com a disciplina de ciências. Soube da oferta nas redes sociais e logo me inscrevi no curso de “Informática na Educação: Novas Mídias”. É sempre bom estar atualizado com as novas tecnologias”, contou a professora.

A aluna também falou que está animada para fazer o curso: “Segunda-feira inicio as aulas on-line e estou com boas expectativas. Esse é o meu primeiro curso de educação continuada e acredito que tudo que irei aprender irá acrescentar na minha profissão.”

Os cursos

Cada curso traz benefícios distintos para os profissionais classificados. O curso de “Informática na Educação: Novas Mídias” faz com que o docente se atualize com o mundo digital. A metodologia que será aplicada nas aulas busca aprimorar o novo conceito de lecionar com as tecnologias. As mídias digitais facilitam no aprendizado e muda o foco do professor para o aluno.

Já o curso de “Educação Especial e Inclusiva” qualifica o profissional quanto aos procedimentos e estratégias que possibilitam desenvolver uma prática pedagógica inclusiva nos ambientes da escola e principalmente na sala de aula. O curso vai apresentar métodos e práticas direcionadas à área, abrangendo as concepções relacionadas ao convívio social e a diversidade, com estruturação de atendimento e suporte para a realização a educação das pessoas com necessidades especiais.

Os cursos terão o total de 180 horas divididas em 164 horas à distância e 12 horas presenciais, cada. As aulas a distância serão realizadas pela plataforma on-line do OportunidadES, da mesma forma dos cursos EAD que o projeto oferece.

Cada aluno recebeu um login e uma senha para acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site do OportunidadES, e pode assistir às aulas no computador, no tablet e no celular em qualquer horário do dia.

Certificação

Todos os cursos possuem certificação emitida pelo Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho. 

 

Atendimento à população:

Help Desk

Telefones: (27) 3139-9509/ 98832-2050

oportunidades.secti@gmail.com

secti.ead@gmail.com

secretariaoportunidades@gmail.com

 

Informações à Imprensa

Assessoria de comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822 / 3636-1819

samantha.goncalves@secti.es.gov.br

comunicacao@secti.es.gov.br

 

Texto

Samantha Nepomuceno

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site