11/01/2018 14h50 - Atualizado em 10/06/2021 12h51

OportunidadES retorna com novidades aos capixabas em 2018

Arte: Assessoria/Secti

Novas áreas de atuação e cursos semipresenciais serão oferecidos pelo projeto 

Os futuros alunos do Projeto OportunidadES poderão contar com novidades em 2018. São os novos cursos que serão oferecidos pelo projeto. “Noções de Primeiros Socorros” na área de Ambiente e Saúde; “Cozinha Fitness” na área de Gastronomia; “Cerimonialista” na área de Eventos; “Auxiliar de Recursos Humanos” na área de Gestão e Negócios; “Unhas de Gel” na área de Estética; e “Segurança do Trabalho” na área de Segurança serão algumas opções. Ao todo, 18 cursos novos serão oferecidos. 

Na modalidade on-line também serão ofertados novos cursos este ano. Ao todo, dez novas opções estarão à disposição da população de todo o Espírito Santo. Entre os novos cursos estão: Automaquiagem II na área de Estética; Arduíno Básico na área de Informática; e Cuidador de Idosos na área da Saúde. 

Outra novidade do OportunidadES em 2018 são os cursos semipresenciais que o projeto vai oferecer à população. Serão dois cursos na área da educação: “Informática na Educação: Novas Mídias” e “Educação Especial e Inclusiva”. Nessa modalidade, os pré-requisitos para participar da seleção serão específicos para profissionais da área da educação com experiência de um ano de docência. 

Os cursos semipresenciais contarão com três aulas presenciais que acontecerão no auditório do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho. Cada curso terá o total de 180 horas divididas em 164 horas a distância e 16 horas presenciais. As aulas a distância serão realizadas pela plataforma on-line do OportunidadES, da mesma forma que os cursos EAD que o projeto oferece. 

Cada aluno receberá um login e senha para acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site do OportunidadES, e poderá assistir às aulas no computador, no tablet e no celular em qualquer horário do dia.

“O OportunidadES em 2017 foi um sucesso e estamos trabalhando para ampliar seu alcance em 2018. Vamos oferecer à população capixaba mais opções de cursos em novas áreas e cursos semipresenciais para profissionais com atuação comprovada na educação, além dos cursos a distância que atendem toda população do Estado. Queremos facilitar a vida do cidadão levando ensino rápido de qualidade que fomente a economia criativa”, destacou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Vandinho Leite. 

O secretário ainda falou da meta estabelecida para 2018: “Ano passado nossa meta era ofertar 40 mil vagas, entre cursos presenciais e a distância, para população. Nós ultrapassamos a meta e oferecemos 68.113 vagas distribuídas nas duas modalidades. Estivemos em 47 bairros da Grande Vitória de forma presencial e mais de 100 mil capixabas se inscreveram em todas as ofertas. Para 2018 vamos trabalhar para aumentar esses números. A nova meta é oferecer 80 mil vagas e levar o projeto presencial a 60 bairros.”

 

Novos Cursos e Áreas em 2018 no OportunidadES Presencial 

Ambiente e Saúde: 

  • Noções de primeiros socorros;
  • Auxiliar de saúde;
  • Noções básicas de podologia;

 

Gastronomia: 

  • Bolo no pote;
  • Cozinha fitness;
  • Cozinha funcional;
  • Mini sobremesas para Buffet;
  • A arte na gastronomia: o preparo de bem-casado;
  • Tortas trufadas;
  • Doces cristalizados;
  • Biscoitos caseiros.

 

Eventos: 

  • Cerimonialista.

Gestão e Negócios: 

  • Qualidade no atendimento;
  • Auxiliar de recursos humanos.

 

Segurança:

  • Segurança do trabalho.

 

Estética: 

  • Preparação de penteados;
  • Unhas de gel.

 

Novos Cursos em 2018 no OportunidadES On-line 

  • Arduino Básico;
  • Automaquiagem II;
  • Cuidador De Idosos;
  • Cuidador Infantil;
  • Design De Sobrancelhas;
  • Excel Avançado;
  • Informática Para Educadores;
  • Informática Para Micro e Pequenas Empresas;
  • Marketing Pessoal e Etiqueta Profissional;

 

Primeiras Ofertas em 2018

 

Os primeiros bairros e municípios contemplados pelo Projeto OportunidadES em 2018 já estão confirmados: Jacaraípe e Nova Almeida, na Serra; Vila Garrido e Aribiri, em Vila Velha; e Viana. Além dos moradores de todo o Espírito Santo que poderão participar do projeto por meio do OportunidadES On-line, que também já está confirmado para este ano. 

Todas as ofertas serão abertas na próxima semana, a partir de terça-feira (16), com inscrições no site do OportunidadES (www.oportunidades.es.gov.br). Aproximadamente 10 mil vagas serão oferecidas à população capixaba nas seis ofertas que irão abrir o calendário letivo do projeto em 2018. 

Os cursos semipresenciais também já possuem data para serem oferecidos: a previsão é de que as inscrições iniciem no dia 23 de janeiro pelo site do OportunidadES. A expectativa é manter o ritmo de ofertas de 2017, com inscrições para cursos presenciais toda semana, para diferentes bairros e municípios da Grande Vitória e ofertas com cursos a distância para toda população capixaba. 

Casos de Sucesso em 2017 

Delcileia Cassimiro da Silva, de 40 anos, é técnica em enfermagem, mãe e dona de casa. Parou de trabalhar para cuidar das filhas e encontrou no OportunidadES a chance de voltar a gerar renda para família. Se formou no curso de Confeitaria Básica, em Cariacica, e hoje trabalha de forma autônoma em casa. Conseguiu no projeto a oportunidade de voltar a trabalhar e cuidar das filhas.

Ela também fez o curso de Confeitaria Avançada, na segunda oferta de cursos gratuitos do OportunidadES a todos os moradores da cidade. “O OportunidadES mudou a minha vida! Hoje posso trabalhar no que amo, ajudar na renda da casa e acompanhar o crescimento das minhas filhas”, comentou Delcileia. 

Outra pessoa que mudou de vida depois de ter estudado pelo projeto foi Lívia Karolyne dos Santos Rangel, de 16 anos. A jovem mora em Viana sede e fez o curso de Bolos Artísticos. A jovem mora com a mãe e a avó e a principal renda da família vem do trabalho da mãe. 

Lívia começou a ganhar dinheiro com a venda de bolos e doces caseiros antes mesmo de finalizar o curso. “Aprendi muitas técnicas e receitas no curso: bolos confeitados em diferentes temas, doces gourmet, pipoca gourmet, pirulito de chocolate, entre outras coisas. O curso foi muito importante para mim. Hoje posso ajudar minha mãe nas contas da casa”, contou a jovem. 

Mais uma aluna do projeto que hoje colhe frutos com a nova profissão é a dona Maria Alves dos Santos, de 60 anos. Moradora do bairro Jardim Carapina, na Serra, ela sempre trabalhou como artesã e costureira.

Dona Maria, que é mais conhecida pelos colegas por Regina, fez dois cursos no OportunidadES: Costura na primeira oferta e Confecção de Bolsas na segunda. “Resolvi fazer os dois cursos para aprimorar meu conhecimento e aprender novas técnicas da área de costura que gosto bastante. Depois dos cursos melhorei e ampliei meus produtos e, consequentemente, minhas vendas”, falou. 

Hoje Maria mantém a renda familiar com a venda de diversos produtos, mas principalmente de turbantes, que aprendeu no curso de Costura da 1ª oferta. Ela contou que já possui várias encomendas de aventais e bolsas, acessórios que também aprendeu a fazer nos cursos do OportunidadES.

Informações à Imprensa

Assessoria de comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822 / 3636-1819

samantha.goncalves@secti.es.gov.br

comunicacao@secti.es.gov.br

Texto 

Samantha Nepomuceno

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site