28/07/2017 11h46 - Atualizado em 10/06/2021 12h50

OportunidadES realiza aula inaugural em Novo Horizonte

Evento deu início as aulas dos cursos presenciais no bairro

Na noite de quinta-feira (27), aconteceu a aula inaugural dos cursos presenciais do projeto OportunidadES em parceria com o programa Ocupação Social, no bairro Novo Horizonte, em Serra, onde o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Vandinho Leite, apresentou o projeto aos futuros alunos.

O projeto – que é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) – ofertou, no bairro, 300 vagas em sete cursos presenciais de qualificação profissional gratuitos, em conjunto com o Ocupação Social realizado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh).

Foram mais de 1.140 moradores inscritos nos cursos. Nas aulas, os alunos terão a oportunidade de aprender a preparar saladas, panificar, preparar massas caseiras e trabalhar como recepcionista e porteiro, entre outros.

“De acordo com a Organização Mundial do Trabalho (OIT), a tendência do ano de 2017 é que a parcela de profissionais autônomos no Brasil chegue a 42% do número total de ocupações no mercado. Por isso, estamos levando cursos gratuitos para a população adquirir conhecimento, incentivando a busca pelo empreendedorismo a fim de gerar renda”, destacou o secretário da Secti, Vandinho Leite.

Aulas

As aulas serão divididas em dois locais: Rede Aica – Atendimento Integrado a Criança e ao Adolescente e na Estação Conhecimento (VALE). Confira todas as informações nas tabelas abaixo:

Novo Horizonte, Serra - REDE AICA - ATENDIMENTO INTEGRADO A CRIANÇA E AO ADOLESCENTE

CARGA HORÁRIA

DIAS DA SEMANA

TURNO DISPONÍVEL

VAGAS

PANIFICAÇÃO

PANIFICAÇÃO

PORTEIRO

PREPARAÇÃO DE SALADAS

RECEPCIONISTA

CONFEITARIA BÁSICA

TARDE

Novo Horizonte, Serra - ESTAÇÃO CONHECIMENTO - (VALE)

CARGA HORÁRIA

DIAS DA SEMANA

TURNO DISPONÍVEL

VAGAS

CONFEITARIA BÁSICA

PREPARAÇÃO DE MASSAS CASEIRAS

INFORMÁTICA BÁSICA

INFORMÁTICA BÁSICA

Saiba mais

A certificação será oferecida pela Secti, por meio do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho. No total, já foram ofertadas mais de 20 mil vagas em cursos presenciais e a distância. Até o final do ano, a meta é alcançar mais de 40 mil.

Seleção

A classificação foi feita conforme destaca edital: ter idade mínima de 16 anos, residir no bairro ou município onde o curso será realizado e ter Ensino Fundamental II Incompleto e/ou saber ler, escrever e efetuar operações matemáticas básicas.

Texto

Inayá Borges Selvatice