22/11/2017 16h01 - Atualizado em 10/06/2021 12h51

OportunidadES realiza aula inaugural de 18 cursos gratuitos em Bairro da Penha, Vitória

Foto: Assessoria/Secti

Aproximadamente 500 pessoas estiveram presentes na cerimônia

 

O Projeto OportunidadES beneficia mais capixabas com a oferta de cursos de qualificação profissional gratuitos na região do Bairro da Penha, em Vitória. Na noite dessa terça-feira (21) foi a vez dos moradores da região receberam a aula inaugural do projeto, que reuniu aproximadamente 500 pessoas.

 

Foram ofertadas na região 500 vagas para os moradores dos seguintes bairros: Bairro da Penha, Bonfim, Gurigica, Consolação, São Benedito e Itararé, em 18 opções de cursos de diferentes áreas. Cuidador de Idosos, Balconista de Farmácia, Porteiro, Maquiagem, Design de Sobrancelhas, Panificação, Recepcionista e Almoxarife foram algumas opções que os moradores puderam escolher. Todos os cursos possuem carga horária de 40 horas e são ministrados por profissional do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho. A instituição também entregará os certificados aos alunos que concluírem os cursos.

 

Mais de 2.300 pessoas se inscreveram na oferta e uma delas foi Karla Lopes Andrade, de 36 anos. Ela está desempregada há um ano e ajuda a sustentar a família com a venda de bolos e salgados caseiros. “Hoje vendo doces, salgados e bolos de forma autônoma. Trabalho sob encomenda. Mas preciso me qualificar para aprimorar o que sei e, quem sabe, conseguir um emprego fixo de carteira assinada. Foi por isso que decidi fazer o curso de Panificação. Estou animada com o início das aulas“, comentou.

 

O governador em exercício, César Colnago, se emocionou durante a solenidade, pois trabalhou como médico no bairro. "Vamos ver toda essa região brilhando. O Bairro da Penha, Bonfim, São Benedito, Itararé, Alto Itararé, Gurigica, são áreas densamente povoadas, onde abrimos mais uma frente, completando 26 bairros do Ocupação Social, em parceria com as lideranças locais. Nos dois primeiros dias de inscrições para o OportunidadES, foram 1.500 cadastros para 500 vagas, mostrando que acertamos em trazer esse projeto para capacitar os moradores neste momento que a economia da sinais de recuperação", ressaltou.

 

Quem também participou do evento de boas-vindas aos novos alunos do projeto foi o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha. “A educação é um instrumento fundamental para a transformação social. Com o programa OportunidadES, o governo do Estado está levando mais oportunidades para os capixabas, ofertando qualificação profissional, incentivando cada vez mais o empreendedorismo e a geração de renda. A riqueza do nosso tempo é o conhecimento. Isso ninguém nos tira. Quando a gente compartilha a gente ganha mais”, afirmou Haroldo.

 

O secretário da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação profissional (Secti), Vandinho Leite, ministrou a aula inaugural e apresentou para os classificados e suplentes o que é o projeto e qual sua finalidade. “Queremos alcançar o máximo de cidadãos capixabas com o OportunidadES para levar a eles o benefício da qualificação profissional totalmente gratuita e a chance de mudar de vida. Trabalhamos para gerar renda e favorecer a população com alternativas para driblar a crise econômica”, explicou.

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27)3636-1822
samantha.goncalves@secti.es.gov.br/ comunicacao@secti.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site