14/08/2017 15h46 - Atualizado em 10/06/2021 12h50

OportunidadES celebra mais uma formatura

Foto: Assessoria de Comunicação/Secti

Aproximadamente 200 alunos participaram da cerimônia

Foi realizada no último sábado (12), no bairro Jardim Carapina, em Serra, a cerimônia de formatura dos cursos de qualificação profissional gratuitos oferecidos no bairro pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), pelo projeto OportunidadES.

No total 194 alunos concluíram os oito cursos que foram ofertados. Decoração de Festas, Empreendedorismo: Criando e Planejando Negócios, Almoxarife, Porteiro e “Panificação” foram alguns dos cursos que os moradores puderam escolher para se qualificar para o mercado de trabalho.

Cleide Silva Santos, de 37 anos, está desempregada e concluiu o curso de porteiro. Ela contou que escolheu o curso para voltar para o mercado de trabalho. “Eu não fiz faculdade. Quando soube desse curso de graça fiz minha inscrição para conseguir voltar a trabalhar, porque a situação está difícil. E eu gostei muito do curso! Aprendi muita coisa nova e hoje estou feliz em estar formando. Quero trabalhar como porteiro logo,” explicou Cleide.

O vice-governador do Estado, César Colnago, prestigiou o evento e ficou comovido com a formatura. “Estou muito emocionado de participar desta cerimônia de formatura dos cursos do programa OportunidadES e ver, além dos jovens, senhoras e senhores de cabelos brancos também, pois só envelhecemos quando os sonhos envelhecem. O Governo existe para cuidar das pessoas e, por isso, investimos na qualificação profissional dos cidadãos de todas as idades. Parabéns a todos os formandos que se dedicaram ao longo dessas 40 horas de curso, enfrentando os desafios do dia a dia, mas que hoje possuem uma nova chance no mercado de trabalho. Desejo muito sucesso para todos,” salientou o vice-governador.

A cerimônia também contou com a presença do secretário da Secti, Vandinho Leite, que iniciou seu discurso parabenizando os alunos pela conquista e agradecendo a todos os envolvidos. “O nosso objetivo inicial de recolocar o cidadão capixaba no mercado de trabalho está sendo alcançado. Hoje eu ouvi belíssimas histórias de que algumas pessoas que fizeram os cursos estão pondo em prática o que aprenderam e voltaram a trabalhar. É isso que o OportunidadES quer: trazer uma nova chance para a população do Estado”, destacou o secretário.

Cursos EAD

Foram abertas as inscrições para a terceira oferta de cursos on-line do OportunidadES. Na primeira etapa do projeto a oferta era de 2 mil vagas para opções de Ensino a Distância (EAD). Pensando em aumentar a oferta para atender à demanda, houve a ampliação para 7.300. Na segunda oferta, foram disponibilizadas 10 mil vagas e houve uma ampliação para 15 mil, com 17 mil inscritos.

E agora, a terceira oferta chega com mais de 10 mil vagas para 27 opções de cursos on-line. As inscrições estão abertas e terminam no próximo domingo (20). Os interessados podem se inscrever pelo site www.oportunidades.es.gov.br.

Saiba mais

O projeto já ofertou mais de 20 mil vagas em cursos presenciais e a distância. Até o final do ano, a meta é alcançar mais de 40 mil alunos.

Assessoria de comunicação da Secti

samantha.goncalves@secti.es.gov.br/ comunicacao@secti.es.gov.br