25/05/2018 14h10 - Atualizado em 10/06/2021 12h53

OportunidadES: Alunos de Santa Cecília, em Cariacica, e Paul, em Vila Velha, comemoram em aula de apresentação

Arte: Assessoria/Secti

Desde sua criação, em maio de 2017, o OportunidadES vem proporcionando aos capixabas a possibilidade de aprenderem uma nova profissão, de forma gratuita. Nessa quinta-feira (25), foi a chance dos classificados em Santa Cecilia, no município de Cariacica, e Paul, em Vila Velha, iniciarem mais uma jornada. Os estudantes acompanharam as aulas de apresentação dos cursos gratuitos e puderam saber mais sobre o projeto.

Paola Assis, de 17 anos, vai começar o curso de Auxiliar de Logística e Produção em Santa Cecília e está animada com o início das aulas: “Eu faço técnico em logística e acho que o curso no projeto vai me ajudar na profissão. Já conhecia o OpotunidadES, mas nunca tinha me inscrito. Quando vi que tinha aberto vaga aqui no bairro para minha área, garanti a minha.”

As duas ofertas contaram com mais de 1.800 inscritos, sendo Porteiro o curso mais procurado em Paul, e Balconista de Farmácia, em Santa Cecilia. Foram distribuídas 300 vagas para cada bairro divididas em 20 opções de cursos.

O curso de Design de Sobrancelhas foi o escolhido por Milena Wyattt Toledo, de 18 anos, em Paul. A jovem contou que há bastante tempo buscava por esse curso. “Já tem tempo que quero trabalhar profissionalmente como designer de sobrancelhas, e os cursos pagos são caros e como não tenho renda não conseguia fazer. Quando soube da oportunidade de fazer o curso de graça, corri para me inscrever. Estou ansiosa para começar a estudar e trabalhar na área. Depois quero fazer o técnico de estética no CEET Vasco Coutinho”, contou Milena.

De acordo com o edital, para disputar uma das vagas o candidato devia possuir acima de 16 anos e residir na cidade, tendo prioridade os moradores dos bairros contemplados. Nos cursos da área da saúde o interessado devia ter mais de 18 anos.

“Em 2017, mesmo com apenas sete meses de lançado, o projeto alcançou resultados expressivos. Quase 70 mil vagas foram oferecidas aos capixabas e mais de 100 mil pessoas se inscreveram nas ofertas. Para 2018, estamos trabalhando para ampliar esses números e mudar a vida de mais capixabas com qualificação rápida que fomente a economia criativa”, destacou a secretária da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Camila Dalla Brandão.  

Todos os cursos são presenciais e possuem carga horária de 40 horas. As aulas serão ministradas por professores do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, que emite todos os certificados para os alunos aprovados.

 

Atendimento à população:

Telefones: (27) 3636-1800 / 3636-1808

oportunidades.secti@gmail.com

secretariaoportunidades@gmail.com

 

Informações à Imprensa

Assessoria de comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822 / 3636-1819

samantha.goncalves@secti.es.gov.br/ comunicacao@secti.es.gov.br

 

Texto

Kamilli Rampinelli

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site