03/05/2016 14h56 - Atualizado em 10/06/2021 12h48

Ocupação Social conclui pesquisa de campo na Grande Vitória

O Ocupação Social concluiu segunda-feira (02) a pesquisa de campo realizada nos 17 bairros da Grande Vitória inseridos no programa, com entrega de certificados aos 95 bolsistas que percorreram mais de 600 quilômetros para mapear cerca de 3,5 mil ruas dos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.

Os pesquisadores também foram responsáveis em entrevistar 3,3 mil moradores desses bairros e de ouvir quase 4 mil crianças, adolescentes e jovens, com idade entre 10 e 24 anos, todos fora da escola, após visitar quase 21 mil domicílios. “Um trabalho que merece nosso reconhecimento, pelo esforço e dedicação”, salientou a diretora presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Andrezza Rosalém Vieira.

A solenidade aconteceu no auditório do Instituto e contou com a presença do vice-governador César Colnago. “Com a ajuda de vocês nós iniciamos um trabalho de grande importância para o Estado, criando um contato direto com as comunidades inseridas no programa e permitindo que as ações do Ocupação Social cumpram seu papel transformador, alcançando a quem mais precisa: os jovens que estão fora da escola”, disse o vice-governador.

“Essa pesquisa é inovadora principalmente por permitir que a gente tenha o conhecimento de uma realidade que vai possibilitar a construção de políticas públicas direcionadas a uma camada mais necessitada de nossa sociedade. Um projeto transformador”, acrescentou o diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), José Antônio Bof Buffon.

Opinião compartilhada pela secretária de Estado Extraordinária de Ações Estratégicas, Gabriela Lacerda. “É a pesquisa que vai nos permitir chegar o mais próximo possível dos desejos desses jovens. Mesmo com a pesquisa ainda em andamento, nos cinco municípios do interior, já estamos com cinco ações em oito bairros, e queremos chegar com atividades a todos até o final deste ano”, afirmou a secretária.

Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Guerino Balestrassi, esta é uma parceria que prioriza o cidadão. “Nosso objetivo é identificar a situação e as potencialidades de cada comunidade. Além disso, queremos promover oportunidades, estimular a inovação e o empreendedorismo entre os jovens, garantindo que esta parcela da população seja produtiva e economicamente ativa”, afirmou.

As pesquisas seguem no interior do Estado, em oito bairros de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, Pinheiros e São Mateus, com previsão de término em julho deste ano. As atividades são coordenadas pelo IJSN, com parceria da Fapes, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e da Secretaria de Estado Extraordinária de Ações Estratégicas (Seae).

Secretaria de Estado Extraordinária de Ações Estratégicas (Seae)

Maurílio Mendonça
(27) 3636-1162 / 1214
seae.comunicacao@gmail.com