14/02/2019 13h36 - Atualizado em 10/06/2021 12h37

Núcleos sob coordenação da Sedes vão capacitar empresas para exportação de rochas ornamentais

Foto: Weverton Rocio / Setur

O Espírito Santo lidera as exportações de rochas ornamentais no país. Em 2018, permaneceu na hegemonia de principal Estado exportador brasileiro, respondendo por US$ 791,3 milhões das exportações, o equivalente a 79,37% do total de faturamento do país e cerca de 8% do PIB estadual. E um programa, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento tende a elevar ainda mais estes números.

Ainda no primeiro semestre deste ano, novos núcleos operacionais do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex-ES) vão realizar atendimento às empresas, com atenção especial para o setor de rochas ornamentais com atuação no Espírito Santo que tenham interesse em conquistar novos mercados por meio da exportação. Além das operações no núcleo metropolitano, que continuará em Vitória, os municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Linhares também serão beneficiados.

“Com a instalação desses núcleos, mais empresas serão capacitadas e, além de aprimorar sua produção para melhor atender ao exigente mercado externo, terão a chance de exportar seus produtos, favorecendo a competitividade do setor de rochas do Espírito Santo”, explica o secretário Estadual de Desenvolvimento, Heber Resende.

Os núcleos serão coordenados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento (Sedes), e contarão com profissionais bolsistas da área de comércio exterior. “O trabalho dos extensionistas é fundamental, já que além de prospectar empresas interessadas em exportar, eles também atuam nas atividades de qualificação dos empreendimentos cadastrados para para participar do programa. A partir das visitas técnicas, são apresentados os diagnósticos quanto ao atendimento a requisitos para que possam ser enquadradas como exportadoras”, ressalta o secretário Heber Resende. Cada ciclo do PEIEX-ES tem duração de dois anos.

As empresas que tenham interesse em participar do programa podem fazer a inscrição através do link: https://peiex.es.gov.br/inscreva-se. Podem participar empresas de qualquer porte instaladas no Espírito Santo (exceto Microempreendedor Individual), e que tenham produtos ou serviços exportáveis e com valor agregado, capacidade para atender o mercado externo e que se comprometam em atender as etapas do projeto.

O Peiex-ES é desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex) em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes). A gestão, a contratação e o acompanhamento dos bolsistas são de responsabilidade da Fapes.

Seleção de novos bolsistas: salários chegam a R$ 5,9 mil

Os profissionais interessados em atuar como bolsistas do PEIEX-ES ainda podem se inscrever no programa. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) anunciou o novo cronograma da seleção do programa. É necessário ter curso de graduação completo, preferencialmente em Comércio Exterior, Administração ou Relações Internacionais. No caso dos extensionistas juniores, é preciso ser aluno de graduação.

Até 15 de março, é possível realizar a inscrição na Plataforma SigFapes para as oportunidades distribuídas em municípios no interior do Estado, além da Grande Vitória.

A Fapes vai selecionar 13 bolsistas — entre monitores, técnicos e extensionistas juniores — para prestarem assistência e consultoria a duzentas empresas do Espírito Santo.

Apesar de ter sido lançada para contratação de 13 bolsistas, a chamada pública do Peiex vai selecionar um total de candidatos até cinco vezes o número de vagas de cada modalidade de bolsa para serem treinados pela Apex. Haverá emissão de certificado para esses participantes, independentemente se forem contratados ou não.

As contratações têm validade de dois anos e as remunerações mensais são de R$ 5,9 mil para monitor extensionista, R$ 4,8 mil para técnico extensionista e R$ 750 para extensionista júnior. A carga horária é de 40 horas/semana para técnico e monitor e de 20 horas/semana extensionista júnior.

Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andréia Foeger