Novo modelo de regulamentação pode baratear custos do gás natural
O secretário de Estado de Desenvolvimento, Heber Resende, participou, nesta terça-feira (16), do seminário Oportunidades do Setor de Óleo & Gás para o Brasil”, realizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), em Brasília.
Um dos pontos altos do evento, segundo Resende, foi a discussão acerca do novo modelo de regulamentação do sistema de gás natural no País, que poderá trazer redução de preços, inclusive, para consumidores no Estado. A regulamentação é uma iniciativa do Ministério de Minas e Energia, que prepara um pacote de medidas que vem sendo chamado de “Novo Mercado de Gás”.
“O ministro Bento Albuquerque colocou essa medida como prioridade do governo federal. A nova regulamentação do gás natural terá como objetivo gerar maior competitividade no setor”, explicou.
Com a regulamentação, a expectativa é de que mais empresas possam atuar no setor. “Atualmente, a Petrobras é a transportadora exclusiva do gás dutoviário no Brasil, e a regulamentação vai colocar fim nessa espécie de monopólio, o que será importante para o setor de geração de energia elétrica, para as indústrias e até para os consumidores que serão beneficiados pelo barateamento do preço do produto”, destacou o secretário.
Também estiveram presentes ao evento o presidente do Tribunal de Contas da União, José Mucio Monteiro; o presidente do IBP, José Firmo; o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Márcio Félix, e outras autoridades políticas.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br
Cintia Dias
(27) 3636.9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br