14/12/2017 16h34 - Atualizado em 10/06/2021 12h51

Noite de formatura para os alunos do OportunidadES em Vitória

Foto: Assessoria/Secti

Ao todo, 241 alunos se formaram pelo projeto na terceira oferta e cursos a população da capital do Estado

É fim de ano e alguns capixabas já irão iniciar 2018 com um bom presente: uma nova profissão. O Projeto OportunidadES qualificou gratuitamente mais de 200 moradores da Capital do Estado que receberam seus diplomas em uma cerimônia de formatura na tarde dessa quarta-feira (13) no bairro Jabour, em Vitória.

Ao todo, 241 alunos do Projeto formaram em 16 cursos de diferentes áreas de atuação. Essa foi a terceira vez que o OportunidadES ofertou cursos gratuitos para toda população da Capital. As aulas aconteceram em Jabour e todos os cursos tiveram carga horária de 40 horas.

Um dos alunos que irão começar 2018 com um diploma de uma nova profissão nas mãos é Geíza Souza de Santos, de 26 anos. Ela é formanda em serviço social, mas há três anos está desempregada. “Hoje peguei meu diploma de auxiliar de rotinas administrativas e resolvi fazer esse curso para me manter atualizada e qualificada, já que não consegui emprego no meu campo. Esse é o segundo curso que faço pelo OportunidadES. Na edição passada fiz o curso de recepcionista. E no próximo ano quero fazer mais. Sempre nessas áreas que são mais próximas a minha graduação para agregar minha profissão”, comentou Geíza.

O Projeto OportunidadES é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), e ofereceu a população de Vitória, nessa terceira oferta, 400 vagas para 16 cursos nas áreas de Serviços, Saúde e Moda e Beleza.

A cerimônia contou com a presença do secretário da Secti, Vandinho Leite, que iniciou seu discurso parabenizando os alunos pela conquista e agradecendo a todos os envolvidos. “O nosso objetivo inicial de recolocar o cidadão capixaba no mercado de trabalho está sendo alcançado. Hoje eu ouvi belíssimas histórias de que algumas pessoas que fizeram os cursos estão pondo em prática o que aprenderam e voltaram a trabalhar. É isso que o OportunidadES quer: trazer uma nova chance para a população do Estado”, destacou o secretário.

O OportunidadES encerrou o calendário letivo de 2017 com o total de 68.113 vagas oferecidas gratuitamente a população capixaba, na modalidade presencial e a distância. O projeto esteve em 47 bairros da Grande Vitória com aulas presenciais e ainda possui diversas turmas estudando. Mais capixabas receberão seus diplomas até o final de dezembro.

Assessoria de comunicação da Secti

samantha.goncalves@secti.es.gov.br