03/07/2015 18h39 - Atualizado em 10/06/2021 12h30

Ministro prestigia Audiência Pública da ferrovia Vitória-Rio

"Esse será o maior projeto de concessão visto até hoje no Brasil". A afirmação é do ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, que participou da primeira Audiência Pública para a implantação da ferrovia Vitória-Rio realizada nesta sexta-feira (03), no auditório da Findes. Muito concorrida, a audiência reuniu um público de cerca de 300 pessoas e contou ainda com as presenças do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, do secretário dos Transportes do Rio de Janeiro, Carlos Roberto Osório, senadores, deputados federais, prefeitos, vereadores e muitos empresários.

O secretário dos Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli, e o governador Paulo Hartung acompanharam a Audiência Pública, que tem como objetivo obter subsídios, com vistas ao aprimoramento dos estudos técnicos que vão disciplinar as condições em que se dará a concessão à iniciativa privada, do trecho ferroviário compreendido entre os estados do Espírito Santo e Rio Janeiro.

"Há anos estamos lutando na viabilização desta ferrovia e, agora com a participação do governador do Rio, conseguimos articular melhor junto ao Governo Federal e esperamos consolidar este importante projeto para viabilizar outras ações que estão em andamento na Região Sul do Estado, como, por exemplo, o Porto Central", disse o governador Paulo Hartung.

audiencia 2"É importante destacar que a ferrovia faz parte de um novo plano de logística do Governo Federal sendo importantíssima no ponto de vista logístico do Espírito Santo e Rio de Janeiro, com consequências positivas para os estados de Minas Gerais e a Bahia. Audiências como a de hoje são importantes para o projeto ser perpetuado e, também, para mobilizar a sociedade e gerar interesse de grupos privados importantes. Serão investimentos em infraestrutura que terão um papel importante no impacto de geração de mão de obra e renda em nosso Estado", completou Hartung.

Para o ministro Antônio Carlos Rodrigues, o Espírito Santo e o Rio de Janeiro se anteciparam entregando o projeto ao Governo Federal e estão adiantados em relação a outros estados. Segundo o diretor-geral da ANTT, Jorge Bastos, hoje foi dado o primeiro passo para a implantação da ferrovia, apresentando o traçado da EF-118 ao setor privado, debatendo e ouvindo sugestões. Mais três audiências estão agendadas para este mês, sendo duas no Rio e uma em Brasília. Elas são a última etapa a ser vencida para que o projeto seja encaminhado para apreciação do Tribunal de Contas da União (TCU).

O valor do investimento é da ordem de R$ 6,5 bilhões. Pelo projeto, a nova ferrovia Vitória-Rio terá 577 km de extensão e atenderá à demanda da rede portuária dos dois estados, incluindo os portos de Sepetiba, Itaguaí, Macaé, Barra do Furado e Açu, no Rio de Janeiro, e os portos Central e Tubarão, no Espírito Santo. Aqui no Estado, a ferrovia passará pelos municípios de Vila Velha, Santa Leopoldina, Cariacica, Viana, Guarapari, Anchieta, Iconha, Rio Novo do Sul, Itapemirim, Atílio Vivacqua, Presidente Kennedy e Mimoso do Sul.

A EF-118 faz parte do Programa de Infraestrutura e Logística (PIL), lançado pelo Governo Federal em 2012, que previa a concessão, por parte da União, de 12 novas ferrovias no país. O objetivo desse programa é expandir a capacidade da malha ferroviária nacional, resgatar a ferrovia como alternativa logística e reduzir os custos com fretes. Em 2013, os estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro celebraram convênio para avaliação e elaboração do projeto da nova estrada de ferro.

Essa ferrovia fará a articulação com a futura Estrada de Ferro Transcontinental – ligação ao Peru (EF-354), a partir de Campos dos Goytacazes, atravessando as regiões minerais e agrícolas do centro do país, e possibilitando a conexão com os mercados europeu e asiático. Além disso, a nova ferrovia estará interligada com a rede da concessionária MRS, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo e Minas Gerais. E, no Espírito Santo, com a Estrada de Ferro Vitória-Minas.

Informações à imprensa: Leila Oliveira Assessoria de Comunicação Secretaria dos Transportes e Obras Públicas – Setop (27) 3636-9617 / (27) 99697-6783 Assessoria de Comunicação do Governo do Estado Leonardo Nunes (27) 9.9944.5215.