18/07/2015 09h09 - Atualizado em 10/06/2021 12h30

Ministro e governador visitam Estaleiro Jurong Aracruz

Neste sábado (18), o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, sobrevoou as áreas dos projetos portuários da Portocel e Imetame, no município de Aracruz, com o governador Paulo Hartung e com o senador Ricardo Ferraço, e visitou as instalações do Estaleiro Jurong Aracruz (EJA) para conhecer o primeiro navio-sonda a ser construído no Estado, o NS Arpoador.

Também estiveram presentes o prefeito de Aracruz, Marcelo Coelho, os deputados estaduais Guerino Zanon e Erik Musso, entre outras autoridades e empresários. A comitiva foi recebida pelos vice-presidentes do estaleiro, Mr. Feng Hou Bing e Mr. Tay Wee Lye.

Ao chegar, eles assistiram a uma apresentação sobre o EJA e sobre o navio sonda, e em seguida foram visitar as instalações.

O governador Paulo Hartung comemorou os investimentos. "É importante ver nosso Estado desenvolvendo e gerando novas oportunidades. A construção deste navio coloca o Espirito Santo de vez na rota da indústria naval brasileira".

O casco do navio-sonda chegou ao estaleiro em fevereiro deste ano após ações do Governo do Estado, em parceria com a Marinha do Brasil e a equipe técnica do EJA, para agilizar a vinda do casco da sonda, visando a atender aos prazos de construção e nacionalização do produto. O equipamento foi trazido por cinco rebocadores de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. A sonda possui 203 metros de comprimento, 40 metros de largura e calado de 5,5 metros. Sua construção deverá ser concluída até o final de 2016.

O Arpoador é o primeiro de sete navios-sonda encomendados ao EJA, pela Sete Brasil, para operação em águas ultraprofundas do pré-sal brasileiro na Bacia de Santos (SP). Além do NS Arpoador, o Estaleiro Jurong construirá em Aracruz outros seis navios-sondas: NS Guarapari, NS Camburi, NS Itaoca, NS Itaúnas, NS Siri e NS Sahy.

A embarcação, com alojamento para uma tripulação de até 180 pessoas, possui ampla capacidade de carga e espaço útil, equipamentos avançados de perfuração e um amplo 'moon pool' central (abertura no centro do navio similar a uma piscina por onde se movimentam os equipamentos de perfuração dos poços de petróleo). O navio-sonda será capaz de operar a 10 mil pés de profundidade (3.048 m) e perfurar poços de até 40 mil pés (12,2 km) de comprimento.

Estaleiro

O EJA chegou ao Espírito Santo para realizar uma modalidade de negócios inédita do Estado. Com o avanço da exploração do petróleo na camada pré-sal, as expectativas de investimentos em infraestrutura naval tornaram necessária a criação de um estaleiro apropriado para suprir as demandas dessa indústria, que exige tecnologia de ponta e produtos de qualidade para a realização de projetos ousados.

A estrutura oferecida pelo EJA vem sendo preparada para atender não só as demandas da Petrobras, mas as exigências do mercado mundial, na fabricação de embarcações e jaquetas (estruturas básicas das plataformas de petróleo), gerando negócios para fornecedores locais, e cerca de 6.000 empregos, entre funcionários diretos e indiretos.

A implantação do estaleiro segue os mesmos padrões tecnológicos dos cinco estaleiros implantados em Singapura, garantindo a utilização dos mais modernos conceitos de estruturas navais em um investimento de US$ 500 milhões.

Jurong Shipyard

A Jurong Shipyard faz parte do grupo SembCorp Marine (SCM) de Cingapura. A SCM é uma companhia de capital aberto, com cerca de um terço das ações pertencentes ao Governo de Cingapura.

Com negócios em 147 cidades de 42 países, a Jurong já concluiu cerca de 1.600 projetos variados, como terminais de armazenagem de granéis, líquidos, logística para indústria química, construção naval, infraestrutura naval, parques industriais, tanques de armazenamento, somando cerca de 35 projetos de grande porte.

Em Cingapura, o grupo possui cinco estaleiros de alta tecnologia, cuja construção foi baseada na utilização dos mais modernos conceitos de estruturas navais. O estaleiro Jurong Aracruz, no Espírito Santo, será construído nos mesmos padrões tecnológicos.

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