26/12/2017 11h38 - Atualizado em 10/06/2021 12h51

Mais de 600 serranos receberam diplomas do OportunidadES nas últimas formaturas de 2017

Foto: Assessoria/ Secti

Moradores dos bairros Eldorado, Serra Dourada e Bairro de Fátima comemoram os diplomas

A última sexta-feira (22) foi de muita alegria e satisfação para os moradores da Serra. Aconteceram as três últimas formaturas do OportunidadES de 2017, em três bairros da cidade: Bairro de Fátima, Eldorado e Serra Dourada. Ao todo, 690 serranos se qualificaram gratuitamente pelo projeto.

Em Bairro de Fátima, 212 moradores receberam os diplomas pela conclusão de 10 cursos de diferentes áreas. Um deles foi Beatriz Botazine, 19 anos. “Fiquei sabendo do curso por meio de uma amiga e fiz a inscrição quando abriu para o meu bairro. Faço curso Técnico de Enfermagem e escolhi o curso de Cuidador de Idosos, pois me dar mais chances de entrar no mercado. E fiz na intenção de humanização, porque o idoso precisa de cuidados e atenção. Gostei muito do curso, a minha docente foi muito dinâmica. Tivemos muitas aulas práticas, visitas técnicas em um lar de idosos na Serra, aprendemos muito com o curso”, contou a aluna.

Já no bairro Eldorado, a formatura aconteceu às 18 horas do mesmo dia, e beneficiou 233 moradores que receberam os diplomas. Na oferta, foram oferecidas 320 vagas em 12 opções de cursos. Balconistas de Farmácia, Recepcionista, Maquiador e Porteiro foram algumas opções.

Mauricio Souza da Silva, de 38 anos, foi um dos formandos da oferta. Ele formou no curso de Cuidador de Idosos e está animado com a nova profissão. “Fiz o curso pois cuido da minha mãe e ela requer cuidados especiais. A aprendizagem no curso me surpreendeu muito, nas aulas aprendemos a ter cuidados com remédios, aferição de pressão, aplicação de vacinas entre outros cuidados. Para mim o curso foi ótimo estou colocando em prática tudo o que eu aprendi com minha mãe. As minhas expectativas foram alcançadas, foi além do que eu esperava. Quero me especializar na área e que venham outros cursos’, explicou Mauricio.

A última formatura do OportunidadES em 2017, aconteceu no bairro Serra Dourada. Os moradores disputaram 300 vagas. Ao todo, 1.279 pessoas se inscreveram na oferta que ofereceu dez opções de cursos.

Os moradores do bairro celebraram a formatura dos cursos profissionalizantes, gratuitos do Projeto ofertados na região. O projeto é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

As três ofertas somaram 920 vagas oferecidas para os serranos. Todos os cursos foram presenciais com duração de 40 horas e ministrados por professores do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho. Os formandos receberam os certificados pela instituição.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Invocação e Educação Profissional (Secti), Vandinho Leite, participou das três formaturas e parabenizou todos os formandos. “O nosso objetivo de recolocar o cidadão capixaba no mercado de trabalho, está sendo alcançado. Hoje eu ouvi belíssimas histórias de que algumas pessoas que fizeram os cursos e voltaram a trabalhar. É isso que o OportunidadES quer: dar uma nova chance para a população do Estado,” destacou.

 

O Projeto OportunidadES é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secti, e encerrou o calendário letivo de 2017 com o total de 68.113 vagas oferecidas gratuitamente a população capixaba, na modalidade presencial e a distância. O projeto esteve em 47 bairros da Grande Vitória com aulas presenciais.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822 / 3636-1819

samantha.goncalves@secti.es.gov.br

comunicacao@secti.es.gov.br

 

Texto

Robson Júnior

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site