20/12/2019 11h11 - Atualizado em 10/06/2021 13h01

Mais de 1300 adolescentes se formam em 2019 por meio de parceria entre Iases e Secti

Os socioeducandos foram formados em cursos presenciais e na modalidade Educação à Distância (EAD).

Nessa quarta-feira (18), o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) realizou a cerimônia de avaliação final dos cursos ofertados aos adolescentes em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional (Secti), por meio do Programa QualificarES. O evento aconteceu no auditório do Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), em Vitória.

O objetivo da avaliação final foi apresentar os resultados alcançados ao longo do ano, fruto da dedicação e do trabalho conjunto da subgerência de Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer (Suprec), das equipes das unidades socioeducativas, do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho e dos professores da Secti.

Dentre os cursos oferecidos durante o ano estão Técnico em Logística, Mercado de Trabalho, Porteiro, Panificação e Confeitaria Básica, Preparação de Salgados, Empreendedorismo, Introdução ao Mundo do Trabalho, Robótica Educacional, Estoque e Armazenamento, entre outros.

Os cursos profissionalizantes, resultantes da parceria entre o Iases e a Secti, são oferecidos em ciclos a todas as unidades socioeducativas da Região Metropolitana da Grande Vitória. Ao fim de cada ciclo, os socioeducandos recebem a certificação. Ao todo, mais 1300 adolescentes foram formados em cursos presenciais e na modalidade Educação à Distância (EAD).

Participaram da cerimônia a subgerente da Suprec, Sabrina Simora Carneiro, socioeducandos do Iases, a subsecretária da Secti, Solange Maria Batista de Souza, o coordenador da parceria Iases-Secti, Marcelo Cardoso, além das equipes pedagógicas e gestores das unidades socioeducativas, professores e representantes da Secti.

A subsecretária destacou a importância de continuar ofertando oportunidades de capacitação profissional aos adolescentes do Iases. “Vocês são a razão desta parceria. A nossa proposta é trazer cursos profissionalizantes de qualidade, com foco na empregabilidade, na inovação e no empreendedorismo. Pela educação é que se tem a oportunidade de transformar, de tentar um mundo novo”, destacou.

A subgerente da Suprec, Sabrina Simora Carneiro, agradeceu o empenho de todas as equipes envolvidas no processo de inserção dos adolescentes na profissionalização. “É por meio do trabalho das equipes técnicas, dos gestores, da diretoria, da segurança e da comunidade socioeducativa em geral que se torna possível ofertar cada vez mais oportunidades de profissionalização aos nossos adolescentes”, disse.

A apresentação do resultado final do trabalho desenvolvido pelos adolescentes foi um dos destaques da cerimônia. Na Unidade Feminina de Internação (UFI), em Cariacica, foram confeccionados acessórios para cabeça, como presilhas, laços e adereços infantis, que estiveram em exposição aos participantes do evento. Os adolescentes da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) também expuseram bolsas de crochê produzidas durante as atividades do curso de Empreendedorismo, além peças confeccionadas no curso de Robótica pelos socioeducandos da Unis e Unip I.

Já os adolescentes da Unidade de Internação Provisória I (Unip I), também em Cariacica, apresentaram o projeto da microempresa “BioMel: Abelha Sem Ferrão” que desenvolveram durante as aulas dos cursos de Rotinas Administrativas, Empreendedorismo e Informática. Na apresentação, os socioeducandos mostraram a importância do cultivo das abelhas sem ferrão para a bioeconomia e a preservação da espécie, que se encontra em extinção.

O coordenador Marcelo Cardoso ressaltou a importância de iniciar o próximo ano com ainda mais oportunidades de inovação. “A ideia é unir cursos que dialogam entre si para incentivar a criação de miniempresas, colocando em prática o aprendizado adquirido durante as aulas e levar conhecimento e inovação a todas as unidades socioeducativas”, disse.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases