31/08/2020 10h37 - Atualizado em 10/06/2021 13h03

Lives, minicursos e workshops mobilizam alunos e comunidade do CEET Talmo Luiz Silva, em João Neiva, durante pandemia

Print do Workshop "As Cinco Melhores Práticas Para Obter Sucesso", que aconteceu no dia 25 de junho.

Eventos e capacitações on-line vão prosseguir durante o mês de setembro. 

Com lives, minicursos, cursos e workshops, o Centro Educacional de Educação Técnica (CEET) Talmo Luiz Silva, em João Neiva, oferece uma oportunidade de aprendizado e busca pelo conhecimento, mesmo durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Os eventos começaram na segunda quinzena de junho e devem prosseguir até que as aulas presenciais sejam retomadas. Não só os alunos do CEET, mas toda a comunidade de João Neiva, onde a unidade está localizada, são convidados a participar dos eventos on-line.

Lives 

As lives foram organizadas pela coordenação do Curso Técnico de Administração do CEET Talmo Luiz Silva, com a colaboração dos professores. Acontecem sempre no período da noite, no horário das 19 horas ou 20 horas, em plataformas, como o Instagram do CEET (@ceettalmoluiz), App do Google Meet, App Zoom, plataforma Sebrae-ES e no Youtube, onde são disponibilizados os eventos gravados.

Até essa quinta-feira (27) foram quatro lives sobre os mais variados temas, como “Os Impactos da Pandemia no Mundo do Trabalho e nas Carreiras”; “Como obter sucesso praticando a disciplina todos os dias”; “As cinco Melhores práticas para obter sucesso” e “Conversando sobre Empreendedorismo Feminino e seu desdobramento em Home Office”. Os eventos contam com um público de, em média, 100 pessoas, por live.

A próxima live, com o tema “Conversando sobre Empreendedorismo Feminino e seu desdobramento em Home Office”, acontece no próximo dia 19 de setembro, às 19 horas. O evento on-line terá as professoras do CEET Iandra Gasparini e Neia Baiocco como convidadas.

Links disponibilizados das lives já realizadas: 

Parceria 

Em parceria com o Sebrae-ES, por meio da Incubadora de Empresas Prosperas, o CEET Talmo Luiz Silva está ofertando vários cursos on-lines gratuitos.

Para Daniela Angela Caniçali Rezende, diretora do CEET Talmo Luiz Silva, fomentar o empreendedorismo nos cidadãos da região é um dos objetivos do curso Técnico em Administração, uma vez que contribui para a geração de renda e movimenta a economia local.

A parceria tem por objetivo ampliar a área de conhecimento dos alunos e proporcionar um complemento às aulas em tempos de home office.

Neste caso, os cursos são ofertados para todos os alunos dos quatro cursos técnicos do CEET:  Administração, Segurança do Trabalho, Automação Industrial e Mecânica. Também são abertos à comunidade.

Para participar, os interessados devem se inscrever na plataforma do Sebrae-ES: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/es?codUf=8

Além dos cursos, o Sebrae-ES também disponibiliza para os alunos do CEET jogos educacionais, que são usados como material de apoio, complementando os conteúdos utilizados pelos professores nas aulas. Os jogos proporcionam a prática aos alunos.

No caso dos jogos e cursos, cabe à escola indicar aos alunos em quais devem se inscrever para agregar mais conhecimento ao curso ou disciplina.

O CEET Talmo Luis Silva, mesmo antes da pandemia, inclui nos planos de ensino diversos cursos e jogos, pois apresentam inúmeras vantagens para os professores, como a diversificação na metodologia. Para os alunos, aumenta o interesse nas aulas, pois são interativos, de fácil entendimento, com informações confiáveis e a maioria é certificado, o que pode fazer a diferença no currículo depois de formado, na hora de buscar uma colocação no mercado de trabalho. Mais de 170 alunos do CEET já se inscreveram nos cursos e jogos on-line do Sebrae-ES.

Minicursos

Os minicursos foram oferecidos pelo curso Técnico em Mecânica, na plataforma do Google Meet. Eles começaram em julho e foram ministrados em dois períodos, durante a tarde e à noite. Até o momento aconteceram cinco minicursos, que atraíram mais de 250 alunos, ex-alunos, professores e público geral. Cada curso teve a duração de duas horas, em média. Entre os temas estão: 

  1. “Escolha de ferramentas de usinagem com o programa on-line CoroPlus ToolGuide” – Gravação: https://1drv.ms/u/s!Ali_nQJqAyyapS1YanooUlBn3yk9?e=7j0qcc
  2. “Escolha e aplicação de ferramentas para usinagem” – Gravação: https://1drv.ms/u/s!Ali_nQJqAyyapSm4Q2In4dtvKSP-?e=qnpP65
  3. “Indústria 4.0 aplicada à escolha e aplicação de ferramentas para usinagem” – Gravação: https://1drv.ms/u/s!Ali_nQJqAyyapSm4Q2In4dtvKSP-?e=qnpP65
  4. “Materiais para ferramentas de corte - Metal duro e seus revestimentos” – Gravação: https://www.youtube.com/watch?v=HTfV7TNr2i4
  5. “Produtividade em ferramentas sólidas rotativas (rosqueamento, fresamento e furação” – Gravação: https://1drv.ms/u/s!Ali_nQJqAyyapSv69FmRIYC0DrZ0?e=3PbON6

Os alunos do CEET Talmo Luiz Silva também tiveram a oportunidade de participar de um workshop organizado pelo Curso Técnico em Segurança do Trabalho, que teve como tema o “Treinamento em Segurança do Trabalho”. O workshop aconteceu no dia 18 de agosto, na plataforma Zoom. 

Participação dos alunos 

João Vitor da Vitória, de 21 anos, está no segundo módulo do curso Técnico em Administração e participou de diversas ações que a escola promove de forma on-line. Para o aluno, “as ações enriquecem a grade do curso e o currículo do estudante. Sem contar com a oportunidade de conhecer um pouco mais do Sebrae-ES”.

“Na minha opinião, as professoras, junto com as pessoas que estão por trás, estão fazendo um bom trabalho. Eles estão conseguindo passar toda a informação necessária e estão explorando isso dentro do seguimento do curso”, completou o aluno.

João Vitor da Vitória contou que fez o curso de “Marketing Digital” e “Empreendedorismo” no Sebrae-ES, por meio da parceria da escola com a instituição, e relatou qual aproveitamento teve com todas as ações que o CEET está promovendo:

“Eu consegui aproveitar muitas coisas. Por exemplo, a live ‘Efeitos da pandemia’ me fez pensar algo que eu não tinha parado para analisar, que, com o Coronavirus, as pessoas e empresas tiveram que se readaptar ao novo mundo e inovar para continuar no mercado. E no curso de Marketing Digital, por exemplo, nós aprendemos como fazer uma propaganda de maneira efetiva. Aprendemos todo passo a passo”, afirmou.

Veja a agenda de lives, cursos e jogos do CEET Talmo Luiz Silva: 

Agenda de Lives do Curso Técnico de Administração 

  • Tema: “Conversando sobre Empreendedorismo Feminino e seu desdobramento em Home Office”.

Palestrantes: Iandra Gasparini e Neia Baiocco.

Data: 09 de setembro, às 19 horas.

  • Tema: “Criando Estratégias para o Novo Cotidiano”.

Palestrantes: Débora Maria de Barros e Iandra Gasparini.

Data: 24 de setembro às 19 horas. 

Cursos ofertados pelo Sebrae-ES, com emissão de certificados 

  • Pronto para Crescer – Disciplinas de Empreendedorismo
  • Marketing Digital – Disciplina de Administração em Marketing
  • Recrutamento e Seleção: como formar um time vencedor – Disciplina de Gestão de Pessoas.
  • Transforme sua ideia em negócio – Disciplina de gestão empreendedora e da inovação.

Jogos On-line 

Na parceria com o Sebrae-ES, os jogos on-line estão acontecendo durante as aulas não presenciais. São trabalhados nas disciplinas de Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos.

Texto: Waleska Merçon dos Santos 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822 / (27) 3636-1819

samantha.goncalves@secti.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site