11/05/2017 09h00 - Atualizado em 10/06/2021 12h48

Jovens de seis unidades do Iases concluem cursos profissionalizantes

Acabam de nascer os primeiros frutos da parceria firmada entre o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), que tem por finalidade oferecer cursos profissionalizantes a jovens privados de liberdade na Grande Vitória. Na última semana, aconteceram as formaturas das primeiras capacitações deste ano e, até dezembro, outros 800 cursos devem acontecer.

Neste primeiro momento, foram oferecidos cinco cursos diferentes que resultaram em 15 turmas de Power Point, Introdução ao Empreendedorismo, Empreendedorismo, Técnicas de Vendas e Almoxarifado. Os jovens já estão com seus certificados em mãos.

“Hoje é um dia de grande alegria. Vocês, jovens, entraram nas unidades socioeducativas de uma forma, mas, certamente sairão diferentes daqui. Diariamente, pensamos e planejamos o melhor para vocês, porque, embora seja um momento difícil, queremos fazer com que esta passagem pelo Iases transforme a história de cada um. Nós estamos à disposição para construir novos caminhos e muitas oportunidades e os agradeço por se comprometerem, como o fizeram com os cursos oferecidos”, disse aos jovens a diretora-presidente do Iases, Alcione Potratz, em uma das formaturas.

Participaram destas primeiras capacitações 190 adolescentes e, no total, foram cerca de 550 horas de cursos nas seis unidades da Grande Vitória. O segundo ciclo de cursos já está acontecendo e contempla os cursos de Word, Rotinas Administrativas, Técnicas de Vendas e Empreendedorismo.

“Acredito muito em vocês, no futuro de vocês e é importante que vocês continuem acreditando nos seus sonhos. Hoje vejo o quanto esse projeto é importante, por isso, estamos à disposição para ampliar essa parceria. Quero parabenizar todos que iniciaram e terminaram o curso e agradecer aos nossos professores. Este é o objeto de nós que contribuímos com a vida pública: ter uma sociedade melhor, mais justa e mais humana. Vocês são sementinhas importantes que estão sendo plantadas para gerar frutos. Que possamos nos encontrar lá na frente e ver como os anos foram passando e vocês foram adquirindo ainda mais maturidade”, disse aos adolescentes o secretário da Secti, Vanderson Leite, ao participar de uma das formaturas.

Formaturas

As Unidades Socioeducativas prepararam cerimônias de formaturas para os jovens. Os jovens da Unidade de Internação (Unis), da Unidade Feminina de Internação (Ufi), da Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro) e do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) se formaram na última sexta-feira (05). Já na Unidade de Internação Provisória I (Unip I) e na Unidade de Internação Provisória II (Unip II), a cerimônia aconteceu no último dia 27.

Informações à imprensa:

Palloma Spala