17/11/2017 14h09 - Atualizado em 10/06/2021 12h51

Bairro José de Anchieta, na Serra, celebra formatura do OportunidadES

Foto: Assessoria/Secti

A solenidade aconteceu na noite dessa quinta-feira (16)  

“Em 44 anos é a primeira vez que recebo um diploma!”. Essas foram as palavras emocionadas que a dona de casa Neuzir Correa Alfredo, de 44 anos, disse ao receber seu primeiro certificado na vida. Ela concluiu o curso de Recepcionista pelo Projeto OportunidadES, no bairro José de Anchieta, na Serra. “Estou muito feliz! Tenho fé que esse certificado será uma porta que vai abrir para eu conseguir um emprego. Estou desempregada há dez meses”, falou a formanda.

Neuzir ainda contou que sempre trabalhou como auxiliar de serviços gerais e, no último emprego, por conta da falta da recepcionista da empresa, assumiu o cargo por um período curto e gostou da experiência. “Adorei o trabalho e senti que posso atuar na área. Por isso escolhi esse curso”, explicou. O filho da formanda também concluiu um curso pelo Projeto. “Na minha casa estamos todos desempregados. Quando soube da oportunidade de estudar de graça e ter diploma inscrevi meu filho no curso de Almoxarife. Tenho certeza que logo nós dois estaremos trabalhando”, comentou. 

O OportunidadES ofereceu aos moradores da região 300 vagas em nove opções de cursos de diferentes áreas. Novos maquiadores, porteiros, auxiliares de rotinas administrativas e logística e produção, decoradores de unhas, entre outros, foram formados pelo projeto na noite dessa quinta-feira (16) no bairro José de Anchieta, na Serra.

A pedagoga Rosimere Vicente Correa, de 51 anos, também formou no curso de Recepcionista. Ela fez o curso para aprender um novo ofício. “Não é minha área, mas decidi fazer o curso para agregar mais conhecimento a minha vida e por gostar de fazer novas amizades. Este curso se encaixou bem com a minha personalidade e eu gostei bastante da experiência”, disse. 

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Vandinho Leite, prestigiou a cerimônia e iniciou seu discurso parabenizando os alunos pela conquista e agradecendo a todos os envolvidos. Ele falou sobre a felicidade que é formar diversas turmas do OportunidadES. “O nosso objetivo inicial, de recolocar o cidadão capixaba no mercado de trabalho, está sendo alcançado. Sempre ouço belíssimas histórias de pessoas que fizeram os cursos e estão pondo em prática o que aprenderam e voltaram a trabalhar. É isso que o OportunidadES quer: Trazer uma nova chance para a população do capixaba”, destacou o secretário.  

Ao todo, 251 alunos do projeto em José de Anchieta receberam os certificados das novas profissões do OportunidadES. O projeto é realizado pelo Governo do Estado, por meio Secti.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822

samantha.goncalves@secti.es.gov.br/ comunicacao@secti.es.gov.br

 

Texto

Samantha Nepomuceno

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site