27/11/2020 10h56 - Atualizado em 10/06/2021 13h03

Inscrições abertas para os editais da lei Aldir Blanc

Confira os prazos dos quatro editais já lançados pela Secretaria da Cultura

A Secretaria da Cultura (Secult) reitera os prazos de inscrição dos quatro Editais referentes ao Inciso III da Lei Aldir Blanc no Espírito Santo: Artes Integradas; Licenciamento de Obras Audiovisuais (filmes, videoclipes e séries); Trajetórias e  Cultura Digital. Cada edital ficará com inscrições abertas por 15 dias, com prazo de 10 dias para as avaliações da comissão julgadora e três dias de recurso. A verba para editais com propostas de pessoas físicas e jurídicas será de pelo menos R$ 13,88 milhões.

O conteúdo e formulários dos Editais estão disponíveis AQUI e as inscrições são feitas exclusivamente no site do Mapa Cultural

Em breve, a Secult irá divulgar os editais chamamentos para Organizações da Sociedade Civil, com previsão de verba de R$ 5,46 milhões.

Confira os prazos e mais informações dos editais:

Artes Integradas -  inscrições abertas de 12 até 27 de novembro

O Edital prevê o apoio à realização de eventos de promoção, difusão e produção cultural, como festivais, mostras, mercados, feiras de artes, debates, ciclos de palestras, fóruns, seminários, residência artísticas, entre outros, com as finalidades de promover a circulação de bens culturais, a difusão dos saberes e fazeres do Espírito Santo, o reconhecimento, valorização e a promoção da diversidade cultural do Estado e o intercâmbio entre a produção dos artistas capixabas.

TOTAL >  R$ 5,35 milhões

Serão 80 projetos contemplados:

a) Festivais, Mostras, Feiras

>  25 projetos de R$ 50 mil - Pessoa Física  ou Pessoa Jurídica

>  25 projetos de R$ 100 mil - Somente para Pessoa Jurídica

b) Cultura e Pensamento ES

> 05 projetos de R$ 30 mil

> 05 projetos de R$ 50 mil

c) Programa de Residências Artísticas

> 20 projetos de R$ 60 mil

Licenciamento  de Obras Audiovisuais para TV e Internet - inscrições abertas de 12 até 27 de novembro

Incluem a seleção de Seleção de Projetos Culturais e a Concessão de Prêmio para Licenciamento de Obras Audiovisuais de Curta Metragem, Videoclipe, Longa Metragem e Série, realizadas no Estado do Espírito Santo, para a exibição por meio de plataformas de streaming e mídias sociais do Governo do Estado do Espírito Santo e da Secretaria da Cultura, bem como para a exibição na grade de programação da TV Educativa do Espírito Santo (TVE/ES), pelo prazo de 24 meses, contados a partir da assinatura do Termo de Compromisso.

TOTAL > R$ 450 mil

Serão 130 projetos contemplados:

a) Curta metragem, videoclipe e micro série

> 100 prêmios de R$ 3 mil

b) Longa e média metragem, e séries televisivas

> 30 prêmios de R$ 5 mil

Prêmio Trajetórias - inscrições abertas de 19 de novembro até 04 de dezembro

Este Edital tem por finalidade reconhecer o valor histórico e cultural da trajetória de Grupos Artísticos e Grupos das Culturas Populares e Tradicionais para a manifestação cultural em que se insere, reconhecer e valorizar o impacto das ações realizadas por tais Grupos em suas comunidades, assim como o alcance de suas iniciativas na promoção da cultura popular e diversidade cultural no Espírito Santo, apoiando e fortalecendo suas práticas e contribuindo para que os Grupos possam produzir e manter suas atividades.

TOTAL > R$ 3,6 milhões

Serão 120 projetos contemplados:

a) Grupos Artísticos > 60 prêmios de R$ 30 mil

b) Grupos das Culturas Populares e Tradicionais > 60 prêmios de R$ 30 mil

Edital Cultura Digital - inscrições abertas de 24 de novembro até 09 de dezembro

O presente Edital tem como objetivo o apoio a promoção, melhoria e modernização dos processos de criação, desenvolvimento e difusão da produção de conteúdos digitais ligados à cultura no estado. O Edital dá ênfase na formação de núcleos de produção nos territórios do Programa Estado Presente em Defesa da Vida e produção de conteúdo para a internet (webséries, podcast, games, aplicativos e outros formatos).

TOTAL > R$ 4,48 milhões

Serão 114 projetos contemplados:

a) Territórios Criativos - Núcleos de produção

> 50 prêmios de R$ 40 mil

b) Produção de Conteúdo Digital em Audiovisual:Webséries / webcanais

> 24 projetos de R$ 50 mil

c) Produção de Conteúdo Digital - Games, Realidade Aumentada e Aplicativos

> 16 projetos de R$ 50 mil

d) Produção de Conteúdo Digital - Outros Formatos > 24 projetos de R$ 20 mil

(Projetos de produção de conteúdo digital em formatos experimentais, como sites, podcasts, audiolivros, revistas virtuais)

Lei Aldir Blanc

A Lei Aldir Blanc tem o objetivo de ajudar trabalhadores da cultura a superar os desafios impostos pela situação de pandemia. Aqui (https://secult.es.gov.br/leialdirblanc), você encontra tudo que você precisa saber sobre ela: panorama dos municípios que já receberam, regras para acessar os recursos, editais, o texto da lei e outros documentos oficiais, além dos nossos canais oficiais para tirar dúvidas.

E se quiser conversar com a gente, é só entrar em contato por um dos canais oficiais:

27 3636-7140 (telefone)

leialdirblances@secult.es.gov.br (e-mail)

27 99709-9128 (número exclusivo para whatsapp)

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Secult