13/07/2020 13h56 - Atualizado em 10/06/2021 12h40

IJSN abre edital para contratação de bolsistas que atuarão no projeto Desenvolvimento Regional Sustentável

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) abriu edital para contratação de bolsistas que irão atuar no projeto de pesquisa “Desenvolvimento Regional Sustentável do Espírito Santo”. São duas vagas, além de cadastro de reserva, para profissionais de Nível Superior. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até a próxima terça-feira (14), mediante o preenchimento da ficha de inscrição online (disponibilizada neste link) e envio da documentação comprobatória descrita no edital (Veja a íntegra aqui).

O processo de seleção de bolsistas compreenderá três etapas distintas, sendo elas: análise de currículo e envio da documentação comprobatória; entrevista, a ser realizada por videoconferência; e análise de documentação pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado do Espírito Santo (Fapes). Todas as etapas são eliminatórias, sendo a primeira e a segunda também classificatórias.

Os selecionados atuarão em carga horária de 30 horas semanais. Podem concorrer pessoas com Ensino Superior completo em Estatística, Matemática, Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Sistema de Informação, Ciências Econômicas, Arquitetura e Urbanismo, Geografia ou Geoprocessamento e que atendam aos requisitos descritos no edital.

O projeto

O “Desenvolvimento Regional Sustentável do Espírito Santo” é um projeto prioritário do Governo do Estado do Espírito Santo, que tem por objetivo promover o desenvolvimento regionalmente equilibrado, pactuando ações e projetos para a prosperidade de cada vila, cidade e microrregião do Estado, de acordo com as vocações e potencialidades locais.

Os Conselhos de Desenvolvimento Regional Sustentável (CDRS), sob coordenação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), possuem representantes dos Poderes Executivos Estadual e Municipal, Poderes Legislativos Estadual e Municipal, setor produtivo, sociedade civil e instituições de ensino e têm por responsabilidade a criação de um ambiente de articulação e integração de interesses regionais.

No escopo técnico, constitui-se um projeto de pesquisa interinstitucional, formalizada por meio do convênio de Cooperação Técnica nº 001/2020, entre a Fapes, a Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), a Secretaria da Ciência, tecnologia, inovação e educação profissional (Secti), o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), para a elaboração de Planos de Desenvolvimento para as nove microrregiões de planejamento, contendo o Diagnóstico Integrado da região e Planos de Ação, além do Índice de Prosperidade do Espírito Santo (IPES) e de um painel de indicadores de cada microrregião.

Assessoria de Comunicação do IJSN
Larissa Linhalis