04/08/2015 20h32 - Atualizado em 10/06/2021 12h30

Ifes e Jurong: mais 30 estudantes para qualificação em Singapura

Uma boa notícia para o setor naval que está se construindo no Estado. O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e o Estaleiro Jurong Aracruz (EJA) já estão selecionando os próximos estudantes que irão participar do Programa de Treinamento em Tecnologia Naval e Oceânica em Singapura. A próxima turma iniciará os estudos em janeiro de 2016.

A informação foi passada ao governador Paulo Hartung na tarde desta terça (04) pelo novo presidente do EJA, Altaf Hossain, e pelo reitor do Ifes, Denio Arantes. Além dos representantes do Governo, do Instituto e da empresa, 20 estudantes que chegaram recentemente do programa de intercâmbio compartilharam as experiências de qualificação de mão de obra que permite atuação no setor naval brasileiro.

"Temos muito orgulho do trabalho que está sendo desenvolvido pela Jurong em território capixaba.  Quero reafirmar que o Governo do Estado é parceiro do processo de desenvolvimento da Jurong que, consequentemente, é o desenvolvimento do Espírito Santo. Estamos felizes com os avanços promovidos pela empresa que está empregando e qualificando. Estamos absolutamente dispostos em intensificar parcerias envolvendo a qualificação de mão de obra e relações comerciais com Singapura, que é o país de origem da Jurong", comentou o governador do Estado, Paulo Hartung.

O secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, reforçou a importância do programa para jovens que querem se inserir no mercado de trabalho. "Essa parceria entre Ifes e Jurong é de grande importância para os jovens que estão iniciando no mercado. É uma oportunidade de estar em sintonia com a cultura e os procedimentos da empresa, além da integração empresa-escola que permite cada vez mais a qualificação da mão de obra".

Investimento

De acordo com o presidente do EJA, Altaf Hossain, já foram investidos cerca de R$ 6 milhões no programa de treinamento desde seu início em 2012. "Queremos preparar os líderes da nossa organização, por isso focamos no desenvolvimento das pessoas. Hoje contamos com mais de quatro mil colaboradores. O Espírito Santo é um estado em crescimento e nós acreditamos neste Estado e neste País".

Atualmente, 97% dos colaboradores do EJA são de Aracruz e região e 63% do Estado. As contratações são feita pelo Sine regional.

O Programa de Treinamento em Tecnologia Naval e Oceânica é um intercâmbio profissional ministrado em Singapura e direcionado a jovens técnicos formados pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Por meio do treinamento, o programa prepara mão de obra especializada nos padrões internacionais para atuar no EJA.

Além disso, propicia a transferência de tecnologia e treinamento, informação e imersão nas culturas e práticas de trabalho de Singapura. O investimento no programa é de US$ 4 milhões, com duração de cinco anos e previsão de envio de estudantes e professores do Ifes anualmente.

A quarta turma de trainees será enviada a Singapura no início de 2016. Cerca de 50 técnicos das duas primeiras turmas de trainees já estão trabalhando na operação do estaleiro, e a terceira turma, que embarcou em 04 de janeiro deste ano, está no país asiático, estudando e vivendo uma oportunidade única na carreira profissional e também na vida pessoal.

"Nunca imaginei que teria uma oportunidade como esta, morar em um país desenvolvido, aprender outro idioma e ter a oportunidade de me qualificar em um país que é uma referência na área naval. Graças ao programa eu tenho uma visão muito diferente sobre as coisas, posso dizer que sou mais preparado para enfrentar desafios e vencer as barreiras pessoais e profissionais", afirma o trainee Francisco de Barcelos Rangel Neto, da terceira turma do Programa.

Assessoria de Comunicação da Sedes

Fabíola Zardini